A importância das tarefas de investigação, da resolução de problemas e dos materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem de perímetro, área e volume no 5.º ano de escolaridade
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22902Palavras-chave:
Materiais didáticos, Área, Perímetro, Resolução de problemas, Tarefas de investigação, VolumeResumo
Neste estudo, averiguamos se determinadas tarefas de investigação e de resolução de problemas, com recurso à manipulação de blocos padrão, pentaminós, geoplano e cubos encaixáveis, melhoravam a aprendizagem das noções de perímetro, área e volume, em alunos do 5.º ano de escolaridade. O estudo seguiu um desenho quasi-experimental. A recolha de dados baseou-se na aplicação de um teste de avaliação de conhecimentos, constituído por itens de provas de aferição, aos alunos do 5.º ano de duas escolas do distrito do Porto, no início e no final do ano letivo de 2009/2010. A amostra dividiu-se em Grupo de Trabalho (GT) e Grupo de Controlo (GC). O GC teve aulas onde o recurso utilizado pelos professores foi essencialmente o manual escolar. O GT foi submetido à aplicação de tarefas envolvendo as atividades acima citadas sobre os conceitos referidos. Verificámos que, no 1.º teste, os resultados dos alunos do GT e do GC são semelhantes e que, no 2.º teste, os do GT são significativamente superiores aos do GC. Concluímos que a mencionada intervenção pedagógica favoreceu a aprendizagem dos conceitos perímetro, área e volume.
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