O trabalho de projeto em Matemática: questionando a realidade num 3.º ano de escolaridade
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22912Palavras-chave:
Trabalho de projeto, materacia, cidadaniaResumo
O presente artigo foca-se na análise da relação do trabalho de projeto com o uso social da Matemática. Apresenta parte de um estudo, enquadrado na perspetiva teórica da educação matemática crítica, que teve como objetivo compreender a natureza do trabalho de projeto, bem como os pressupostos que lhe subjazem, e analisar as capacidades matemáticas e competências democráticas que são desenvolvidas ao trabalhar de uma forma integrada. Nesta investigação, adotámos uma metodologia de natureza qualitativa, tendo-se privilegiado a observação participante como técnica de recolha de dados. Discutimos a forma como um grupo de quatro alunas do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico foi desenvolvendo o sentido de materacia, ao longo das aulas em que concretizou um projeto para aferir qual seria a empresa fornecedora de energia elétrica com o tarifário mais económico. Os resultados sugerem o desenvolvimento, nas alunas, de uma competência crítica na compreensão do uso social da matemática, potenciado pela dinâmica do trabalho de projeto, uma vez que o saber em uso foi emergindo em estreita ligação com o contexto sociopolítico das alunas. Esta competência parece decorrer, sobretudo, da forma como o conhecimento matemático foi mobilizado no questionamento da realidade, em exercício de cidadania.
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