Um panorama histórico do ensino de geometria no Brasil: de 1500 até os dias atuais
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22913Palavras-chave:
Ensino de Geometria no Brasil, História da Educação Matemática, Políticas EducacionaisResumo
Este artigo apresenta um estudo teórico sobre a trajetória histórica do ensino de geometria no Brasil, desde a chegada dos portugueses ao país, em 1500, até as primeiras décadas dos anos 2000. Tal objeto de estudo cristalizou-se a partir dos seguintes questionamentos: “Como se deu e vem se dando o ensino de geometria no Brasil? Que influências estiveram e estão presentes no ensino desse conhecimento no Brasil?”. A análise realizada mostrou que é praticamente impossível desvincular o ensino de matemática e de qualquer um de seus ramos, das atividades políticas e econômicas dos Estados, do Brasil e do restante do mundo; são as políticas públicas que delineiam, em geral, quais são os pressupostos que devem nortear o ensino de matemática e da geometria, mesmo que indiretamente; as alterações curriculares no Brasil, em geral, ocorrem ou efetivam-se através de ações governamentais; o êxito das alterações curriculares propostas depende diretamente da formação dos professores que ministram a disciplina; falta, em geral, aos professores a formação necessária para a implementação das alterações curriculares, principalmente as relacionadas à geometria, o acarreta, por sua vez, o baixo desempenho dos estudantes brasileiros em geometria nas diferentes avaliações a que são submetidos.
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