Educar pela probabilidade: um ensaio sobre possíveis educabilidades junto aos pensamentos de Nietzsche e Deleuze
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22914Palavras-chave:
Definições de Probabilidade, Educação pela Probabilidade, Educação Probabilística, Filosofia da Educação MatemáticaResumo
Neste artigo, buscamos pensar as educabilidades possíveis junto à probabilidade quando atravessada pelo pensamento dos filósofos Friedrich Nietzsche e Gilles Deleuze. Ao optar por uma postura política que desvincula a probabilidade da educação estatística, firmando assim uma “educação pela probabilidade”, percorremos aspectos de como esse modo de pensar pode ser potencializado em uma educação escolar. Teceremos, então, considerações sobre as formas de conhecimento que podem emergir em uma postura pedagógica pautada nesse pensamento e sobre o processo de matematização — entendida como ação crítica sobre e pela matemática — da probabilidade na educação escolar. No que tange a matematização, em especial, procuramos problematizar quatro definições de probabilidade comumente encontradas na educação escolar e superior — clássica, frequencista, axiomática, subjetiva — buscando, junto ao pensamento dos autores já citados e outros, repensar suas educabilidades no âmbito escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Copyright (c) pertence à Quadrante. Contudo, encorajamos que os artigos sejam divulgados nos repositórios institucionais ou pessoais desde que seja identificada a sua publicação original na Quadrante e incluída a hiperligação para o site da revista.