Aprender a ser Crítico com a Matemática: Índice de Massa Corporal e Promoções

Autores

  • Sónia Abreu Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro, Portugal
  • Elsa Fernandes Universidade da Madeira, Portugal https://orcid.org/0000-0002-9867-6230

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22915

Palavras-chave:

Educação matemática crítica, Cidadãos críticos

Resumo

Neste artigo apresentamos parte de uma investigação cujo propósito era discutir de que forma a Educação Matemática Crítica na escola contribui para a formação de cidadãos críticos e responsáveis. A base empírica deste estudo consistiu na implementação de um cenário de aprendizagem cujo propósito era trabalhar com os alunos a análise crítica de algumas notícias de jornais e de revistas cujas temáticas se centravam no índice de massa corporal e nas promoções. Neste sentido uma das questões de investigação consistiu em compreender: Como é que a Educação Matemática Crítica contribui para o desenvolvimento do sentido crítico e da responsabilidade social nos alunos? Atendendo à questão enunciada optou-se por uma metodologia de investigação de natureza qualitativa de carácter interpretativo, em que o principal objetivo é tentar compreender melhor o comportamento e a experiência humana. Da análise efetuada podemos destacar a importância das tarefas abordadas pelos alunos estarem relacionadas com situações reais e de algum modo ligadas aos backgrounds e foregrounds dos alunos, para o propósito de despoletar neles a intencionalidade de aprender e a aprendizagem como ação. Podemos também afirmar que neste cenário os alunos estiveram a trabalhar ao nível do desenvolvimento do sentido crítico e da responsabilidade social utilizando a Matemática.

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Publicado

2015-06-30

Como Citar

Abreu, S., & Fernandes, E. (2015). Aprender a ser Crítico com a Matemática: Índice de Massa Corporal e Promoções. Quadrante, 24(1), 59–80. https://doi.org/10.48489/quadrante.22915

Edição

Secção

Artigos