Propriedades e relações entre quadriláteros: contributos do geoplano e do GeoGebra. Um estudo no 4.º ano de escolaridade
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22916Palavras-chave:
quadriláteros, propriedades, classificação, geometria dinâmica, geoplanoResumo
Este artigo é parte de um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade, que procurou compreender quais os contributos do Ambiente de Geometria Dinâmica (GeoGebra) e do geoplano na compreensão das propriedades e relações entre quadriláteros. Para isso produziu-se, implementou-se e analisou-se um conjunto de tarefas desenvolvidas no GeoGebra e com o geoplano, salientando o papel das representações e da visualização na identificação das propriedades dos quadriláteros: trapézio, paralelogramo, retângulo, quadrado e losango. Atendendo ao problema em estudo, optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa baseada em três estudos de caso. Este artigo centra-se num dos casos e no raciocínio que os alunos desenvolveram à volta da identificação das propriedades de quadriláteros quer com o geoplano quer com o GeoGebra. Como resultados, salienta-se que os alunos identificaram as propriedades com base nas representações, mas focaram-se em casos particulares, de acordo com a imagem mental que tinham da figura, especificamente o protótipo, indiciando a influência da visualização. Sobressai também a dificuldade que os alunos sentiram em considerar uma figura como representante de uma classe e em distinguir atributos essenciais e não essenciais. Tanto o geoplano como o GeoGebra foram uma mais-valia na concretização da experiência de ensino deste estudo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Copyright (c) pertence à Quadrante. Contudo, encorajamos que os artigos sejam divulgados nos repositórios institucionais ou pessoais desde que seja identificada a sua publicação original na Quadrante e incluída a hiperligação para o site da revista.