Do ensino através da resolução de problemas abertos às investigações matemáticas: possibilidades para a aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22926Palavras-chave:
Educação Matemática, Resolução de Problemas, Problemas Abertos, Investigações MatemáticasResumo
Considerando-se o atual cenário de complexidade em que o contexto escolar está inserido e as demandas por um ensino de Matemática que permita aos alunos efetivamente compreenderem a Matemática que estudam, o presente artigo apresenta como alternativa uma perspetiva atual do trabalho com resolução de problemas nas aulas de Matemática. Nessa perspetiva, valorizam-se as investigações matemáticas decorrentes da proposição de problemas abertos. Com o objetivo de discutir as investigações realizadas pelos alunos a partir de problemas abertos e suas possibilidades para o ensino de Matemática são apresentados dados de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa realizada com alunos com idades entre 11 e 12 anos de uma escola pública brasileira. Os dados apresentados permitem concluir que o caráter aberto do problema proposto e a investigação que se sucedeu desempenharam um papel preponderante na emergência de diversas estratégias de resolução pelos alunos, respeitando os diferentes estilos de aprendizagem e possibilitando diferentes abordagens para um mesmo conteúdo matemático.
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