Do ensino através da resolução de problemas abertos às investigações matemáticas: possibilidades para a aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22926

Palavras-chave:

Educação Matemática, Resolução de Problemas, Problemas Abertos, Investigações Matemáticas

Resumo

Considerando-se o atual cenário de complexidade em que o contexto escolar está inserido e as demandas por um ensino de Matemática que permita aos alunos efetivamente compreenderem a Matemática que estudam, o presente artigo apresenta como alternativa uma perspetiva atual do trabalho com resolução de problemas nas aulas de Matemática. Nessa perspetiva, valorizam-se as investigações matemáticas decorrentes da proposição de problemas abertos. Com o objetivo de discutir as investigações realizadas pelos alunos a partir de problemas abertos e suas possibilidades para o ensino de Matemática são apresentados dados de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa realizada com alunos com idades entre 11 e 12 anos de uma escola pública brasileira. Os dados apresentados permitem concluir que o caráter aberto do problema proposto e a investigação que se sucedeu desempenharam um papel preponderante na emergência de diversas estratégias de resolução pelos alunos, respeitando os diferentes estilos de aprendizagem e possibilitando diferentes abordagens para um mesmo conteúdo matemático.

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Publicado

2016-06-30

Como Citar

Allevato, N., & Vieira, G. (2016). Do ensino através da resolução de problemas abertos às investigações matemáticas: possibilidades para a aprendizagem. Quadrante, 25(1), 113–132. https://doi.org/10.48489/quadrante.22926

Edição

Secção

Artigos