A Resolução de Problemas: o legado de Pólya e uma leitura do CERME 2015

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22932

Palavras-chave:

Resolução de problemas, ideia chave da solução, resoluções de outros colegas, a atenção, o papel mediador do professor, autorregulação

Resumo

Neste artigo parte-se do legado de Pólya (1945), realçando a importância da resolução de problemas sob o ponto de vista matemático e escolar. Faz-se, em seguida, uma síntese e uma reflexão sobre o que foi escrito no CERME 2015 acerca da resolução de problemas. É feita uma incursão pela relevância da descoberta de uma ideia chave da solução, pelo resolvedor, associada à atenção e à sua mudança. Identificam-se características dos bons resolvedores de problemas não rotineiros e aborda-se, ainda, o papel mediador desempenhado pelo professor, nomeadamente na análise e comparação de resoluções de outros colegas, promovendo a capacidade autorreguladora nos alunos.

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Publicado

2016-06-30

Como Citar

Saraiva, M. (2016). A Resolução de Problemas: o legado de Pólya e uma leitura do CERME 2015. Quadrante, 25(1), 83–96. https://doi.org/10.48489/quadrante.22932

Edição

Secção

Artigos