Análise de vídeos de aula na promoção de reflexões sobre o ensino exploratório de Estatística em uma comunidade de professores
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22940Palavras-chave:
formação de professores, desenvolvimento profissional, vídeo, educação estatística, ensino exploratórioResumo
Este estudo tem por objetivo compreender a natureza das reflexões que se salientam no empreendimento conjunto Análise de Vídeos de uma Aula de Estatística (AVAE), relacionadas ao ensino exploratório, em uma Comunidade de Prática de professores de Matemática. A aula analisada foi realizada com uma turma de nono ano do Ensino Fundamental, no Brasil, abordando as medidas de tendência central. A partir de uma análise qualitativa de cunho interpretativo das transcrições de audiogravações das interações dos professores no curso do AVAE, os resultados evidenciam reflexões descritivas, deliberadas e críticas, com diferentes níveis de incidência, em uma relação hierárquica e inter-relacionada, sobre características, ações e interações inerentes ao ensino exploratório de Estatística. Concluímos que o empreendimento conjunto, centrado na análise de vídeos de uma aula e com ações intencionais e planejadas do formador, possibilitou aos participantes compreender, contextualizar e justificar práticas de ensino complexas, ao mesmo tempo que favoreceu a admissão da sua própria prática como referência reflexiva, perspectivando, assim, condições para mudanças.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Copyright (c) pertence à Quadrante. Contudo, encorajamos que os artigos sejam divulgados nos repositórios institucionais ou pessoais desde que seja identificada a sua publicação original na Quadrante e incluída a hiperligação para o site da revista.