Método sentido de número: intervenção nas competências numéricas iniciais de crianças do 1.º ano de escolaridade

Autores

  • Lília Marcelino Núcleo da Discalculia – Apoio Psicopedagógico e Formação CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento Instituto da Educação, Universidade Lusófona, Portugal https://orcid.org/0000-0002-1811-9531
  • Ricardo Teixeira NICA – Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente, Universidade dos Açores, Portugal
  • Joana Rato Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Católica Portuguesa, Portugal https://orcid.org/0000-0002-7298-4892

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22941

Palavras-chave:

competências numéricas iniciais, desempenho aritmético, dificuldades de aprendizagem, 1.º ano de escolaridade

Resumo

A intervenção específica aos primeiros sinais de dificuldades de aprendizagem tem sido destacada como uma das principais medidas no combate ao insucesso escolar (Conselho Nacional de Educação, 2015). Este estudo tem como objetivo testar se o Método Sentido de Número – Imagens Numéricas (MSN), aplicado em contexto de sala de aula, melhora o desempenho aritmético e cognitivo no final do 1.º ano de escolaridade. As crianças participantes no estudo (n = 130), com uma média de idades de 6,51 anos (DP = 0,84), foram rastreadas com uma bateria de sentido de número para identificar baixas, médias e altas competências numéricas; pré e pós-testadas com uma bateria neuropsicológica para avaliar o desempenho cognitivo, como a capacidade de memória e funcionamento executivo e, por fim, pós-testadas com um teste de conhecimento numérico para avaliar o desempenho aritmético. Foram analisados grupos experimentais (GE) com aplicação do MSN e grupos de controlo (GC) sem aplicação do MSN e os resultados demonstram que as crianças dos GE apresentaram melhores resultados no desempenho aritmético em comparação com as crianças dos GC, mas apenas as crianças com baixas competências numéricas apresentam melhorias significativas em comparação com as crianças do GC. Os resultados obtidos permitem concluir que o MSN apresenta-se como uma forte ferramenta no combate das primeiras dificuldades em matemática.

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Publicado

2017-06-30

Como Citar

Marcelino, L., Teixeira, R., & Rato, J. (2017). Método sentido de número: intervenção nas competências numéricas iniciais de crianças do 1.º ano de escolaridade. Quadrante, 26(1), 119–144. https://doi.org/10.48489/quadrante.22941

Edição

Secção

Artigos