Etnomatemática: as experiências relatadas e a matemática usada por estudantes universitários num curso de vestuário e design
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22946Palavras-chave:
etnomatemática, embedded mathematics, conhecimento fundacional, vestuário e designResumo
Os professores precisam ajudar os alunos a ver conexões entre a matemática que vivenciam na escola, a matemática usada pelos matemáticos e a matemática do mundo real. Para isso precisamos entender a matemática presente [embedded, no original] nas atividades cotidianas dos alunos – as suas práticas etnomatemáticas. Investigámos a matemática usada pelos estudantes matriculados no curso de vestuário e design para produções teatrais do College Conservatory of Music (CCM), numa grande universidade urbana dos Estados Unidos. As entrevistas foram áudio-gravadas, transcritas e analisadas para responder às seguintes questões de investigação: Quais as experiências que os estudantes de vestuário e design (no CCM) tiveram com a matemática ao longo do seu percurso escolar, do jardim-de-infância ao final do ensino secundário? Como usam os estudantes a matemática no processo de projetar e criar trajes para produções teatrais? Os resultados sugerem que as experiências matemáticas dos alunos no seu percurso escolar foram singulares. Ao projetar e criar roupas, os alunos descreveram o uso de conteúdos de matemática, tais como medição e proporções, mas raramente sugeriram o uso de processos matemáticos, como comunicação, resolução de problemas e raciocínio. Através do uso de entrevistas, os professores podem aprender sobre as práticas etnomatemáticas extraescolares dos alunos e, então, criar aulas com contextos significativos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Copyright (c) pertence à Quadrante. Contudo, encorajamos que os artigos sejam divulgados nos repositórios institucionais ou pessoais desde que seja identificada a sua publicação original na Quadrante e incluída a hiperligação para o site da revista.