Estudo de aula informado pela teoria como investigação baseada na prática: identificando o que é crítico para a aprendizagem dos números negativos de alunos dos 2.º e 3.º anos
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22952Palavras-chave:
Estudo de aula, estudo de aprendizagem, teoria e prática, colaboração docente, números negativos, teoria da variaçãoResumo
O objetivo do artigo é demonstrar como um estudo de aula informado pela teoria pode ser uma forma de investigação baseada na prática onde o conhecimento é gerado dentro do processo das ações dos professores. O estudo de aprendizagem compartilha caraterísticas com o estudo de aula, como o processo iterativo, a abordagem centrada no professor e a atenção à aprendizagem do aluno, mas é guiado por um quadro teórico. A teoria dominante tem sido a teoria da variação. No estudo de aprendizagem, o foco é o objeto de aprendizagem e o que deve ser aprendido para que o objeto de aprendizagem seja apropriado. Um estudo de aprendizagem sobre aprendizagem e ensino de números negativos a jovens alunos (idade 8-9 anos) num contexto sueco é usado como exemplo. A nossa proposta está em ressonância com a sugestão de Morris e Hiebert (2011) de que o estudo de aula é um sistema que pode gerar produtos de ensino que são compartilháveis e abertos para melhoria por outros atores. O ‘produto de ensino’ do estudo de aprendizagem é uma descrição teórica do objeto de aprendizagem, como é constituído e pode ser ensinado. No estudo de aprendizagem relatado, três professores trabalharam em colaboração para identificar os aspetos críticos para perceber a existência de números negativos. Os aspetos críticos emergiram e foram sucessivamente especificados no processo e como resultado de uma análise de dados minuciosa dos sobre a aprendizagem dos alunos e as aulas.
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