Promover o ensino da matemática e o desenvolvimento profissional do professor através do estudo de aula paralelo
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22953Palavras-chave:
Estudo de aula, estudo de aula chinês, prática nuclear, prática deliberada, matemática elementarResumo
Para entender o elevado desempenho dos estudantes chineses em avaliações matemáticas internacionais, os investigadores têm explorado o desenvolvimento profissional dos professores chineses e têm argumentado que envolver-se em atividades de investigação relacionadas com o ensino, incluindo a realização de estudos de aula chineses,tem desempenhado um papel fundamental na melhoria do ensino e da aprendizagem da matemática. Nos últimos anos, um modelo enriquecido de estudo de aula chinês, o estudo de aula paralelo (PLS), foi implementado em todo o país para apoiar um novocurrículo de matemática. O estudo de aula paralelo segue o mesmo ciclo do estudo de aula regular envolvendo pelo menos dois grupos de estudo de aula independentes (incluindo professores e especialistas em matemática) que desenvolvem simultaneamente aulas de investigação no mesmo tópico de matemática. Este capítulo sintetiza as principais conclusões de dois estudos de aula paralelos para descrever e discutir como este processo contribuiu para a melhoria do ensino, promotora da aprendizagem do aluno, bem como da aprendizagem do professor. O estudo de aula paralelo realizado a nível do distrito escolar centrou-se no desenvolvimento raciocínio algébrico em alunos do 7.º ano enquanto o estudo de aula paralelo realizado a nível da escola explorou lições baseadas numa trajetória de aprendizagem na divisão com frações no 6.º ano.
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