Utilizando o estudo de aula em matemática para desenvolver as práticas dos professores do 1.º ciclo: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22954Palavras-chave:
práticas do professor, estudo de aula, desenvolvimento profissionalResumo
Este trabalho apresenta um estudo das práticas do professor da escola primária em Matemática no contexto de uma atividade de desenvolvimento profissional, o estudo de aula, em Lausanne (Suíça). O estudo aborda a seguinte questão: que práticas vão mudar e que resistência nas práticas será observada quando professores primários se envolvem em estudos de aula como uma forma de desenvolvimento profissional? As práticas são analisadas a partir de um quadro teórico com uma dupla abordagem didática e ergonómica e o método qualitativo utilizado é um estudo de caso de uma professora particular. Este estudo destaca a evolução das práticas da professora sobre a escolha de atividades matemáticas e as interações entre a professora e os alunos. O estudo destaca alguns limites ligados à dificuldade para reinvestir e transferir ações profissionais e conhecimento didático e matemático trabalhado durante o processo de estudo de aula.
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