Utilizando o estudo de aula em matemática para desenvolver as práticas dos professores do 1.º ciclo: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22954

Palavras-chave:

práticas do professor, estudo de aula, desenvolvimento profissional

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo das práticas do professor da escola primária em Matemática no contexto de uma atividade de desenvolvimento profissional, o estudo de aula, em Lausanne (Suíça). O estudo aborda a seguinte questão: que práticas vão mudar e que resistência nas práticas será observada quando professores primários se envolvem em estudos de aula como uma forma de desenvolvimento profissional? As práticas são analisadas a partir de um quadro teórico com uma dupla abordagem didática e ergonómica e o método qualitativo utilizado é um estudo de caso de uma professora particular. Este estudo destaca a evolução das práticas da professora sobre a escolha de atividades matemáticas e as interações entre a professora e os alunos. O estudo destaca alguns limites ligados à dificuldade para reinvestir e transferir ações profissionais e conhecimento didático e matemático trabalhado durante o processo de estudo de aula.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Batteau, V. (2017). Utilizando o estudo de aula em matemática para desenvolver as práticas dos professores do 1.º ciclo: um estudo de caso. Quadrante, 26(2), 127–157. https://doi.org/10.48489/quadrante.22954

Edição

Secção

Artigos