Propondo tarefas sobre números racionais: as ações de futuras professoras durante a prática de ensino supervisionada

Autores

  • Nadia Ferreira Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
  • João Pedro da Ponte Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal http://orcid.org/0000-0001-6203-7616

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22958

Palavras-chave:

formação inicial de professores de matemática, prática de ensino supervisionada, números racionais, ações do professor, tarefa

Resumo

Neste artigo analisamos as práticas letivas de três futuras professoras do 2.º ciclo, procurando compreender como propõem tarefas sobre números racionais, identificando as ações que realizam e os desafios com que se deparam. Dependendo das tarefas propostas e da comunicação desenvolvida, consideramos duas práticas distintas que se diferenciam também nas ações das futuras professoras, enquadradas numa abordagem de ensino direto ou de ensino-aprendizagem exploratório. A recolha de dados foi realizada através da observação e gravação vídeo de quatro aulas de cada futura professora que, depois de transcritas, foram analisadas considerando a natureza das ações dos professores na prática letiva. Foram também realizadas entrevistas áudio-gravadas antes e depois das aulas. Os resultados mostram que as ações das futuras professoras dependem dos seus propósitos de ensino e, especificamente, do papel e natureza das tarefas que propõem aos alunos para a aprendizagens sobre números racionais. No entanto, esta relação é complexa, sendo marcada pela visão que as futuras professoras têm sobre o ensino-aprendizagem dos números racionais. O principal desafio que se lhes coloca é manter o nível de desafio e abertura das tarefas elevado quando apoiam e guiam os alunos na sua resolução.

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Publicado

2018-06-30

Como Citar

Ferreira, N., & Ponte, J. P. da. (2018). Propondo tarefas sobre números racionais: as ações de futuras professoras durante a prática de ensino supervisionada. Quadrante, 27(1), 113–136. https://doi.org/10.48489/quadrante.22958

Edição

Secção

Artigos