Normas sociais e sociomatemáticas numa aprendizagem comparticipada da noção de 10%
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22960Palavras-chave:
interação social, normas sociais, normas sociomatemáticas, aprendizagem comparticipada, percentagem, números racionaisResumo
Neste artigo focamos a aprendizagem da matemática, numa perspetiva sociocultural, como processo inerentemente social e cultural, que se constrói pela participação na interação social. O objetivo é compreender de que modo as normas sociais e normas sociomatemáticas da cultura da sala de aula contribuem para uma aprendizagem comparticipada de um conteúdo matemático específico, a noção de 10%, como número de referência, alicerçada no desenvolvimento do sentido de número. Os dados analisados referem-se a três episódios de uma experiência de ensino e aprendizagem na sala de aula, que seguiu uma metodologia de Investigação Baseada em Design. Foram recolhidos a partir da observação participante, apoiada num diário de bordo, nas gravações áudio e vídeo dos momentos de discussão matemática coletiva e na recolha dos trabalhos escritos dos alunos. Os resultados evidenciam que as normas sociais e sociomatemáticas proporcionaram o desenrolar de ações dialógicas que permitiram suportar a construção de processos e relações numéricas que conduziram ao estabelecimento de práticas matemáticas partilhadas em torno da aprendizagem comparticipada da noção de 10%, como número de referência.
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