Perfil conceitual de equação e o conhecimento matemático para o ensino: estabelecendo relações num estudo com professores em formação inicial
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22961Palavras-chave:
Perfil conceitual de equação, conhecimento matemático para o ensino, formação inicial de professores, ensino de álgebra, concepções de equaçãoResumo
Considerando a centralidade do conceito de equação na Matemática e em outras áreas, desenvolveu-se uma pesquisa que teve por objetivo identificar e compreender as concepções de equação de licenciandos em Matemática. Neste artigo, em especial, busca-se identificar as diferentes concepções de equação dos professores em formação inicial e compreender como elas se relacionam com o seu conhecimento matemático para o ensino. A pesquisa se fundamentou na Teoria dos Perfis Conceituais, no Perfil Conceitual de Equação e no Conhecimento Matemático para o Ensino. A investigação se desenvolveu à luz de uma abordagem qualitativa, numa perspectiva interpretativa e utilizou como método de análise alguns elementos da Análise de Conteúdo. As concepções de equação dos futuros professores de Matemática investigados se relacionam com algumas das zonas de um perfil conceitual de equação em construção, e os diferentes significados de equação mobilizados pelos professores deste estudo se relacionam tanto com o conhecimento comum, como com o conhecimento especializado do conteúdo equação
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Copyright (c) pertence à Quadrante. Contudo, encorajamos que os artigos sejam divulgados nos repositórios institucionais ou pessoais desde que seja identificada a sua publicação original na Quadrante e incluída a hiperligação para o site da revista.