As transações de futuros e jovens professores com manuais de pedagogia matemática

Autores

  • Amy Brass University of Northern Iowa, United States of America
  • Shelly Harkness University of Cincinnati, United States of America https://orcid.org/0000-0002-9201-6290

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22964

Palavras-chave:

futuros professores, novos professores, educação matemática, uso de manuais, teoria transacional da leitura

Resumo

Apesar da omnipresença de manuais de pedagogia nos cursos de formação inicial de professores, é escassa a investigação focada nas relações de futuros professores e de novos professores com os seus manuais de pedagogia. Este estudo baseia-se na teoria transacional da leitura de Rosenblatt (1982) e explora o modo de transação de futuros professores e de novos professores com os manuais de pedagogia matemática. Entrevistámos dezasseis participantes – sete futuros professores e nove novos professores – acerca das suas transações com os manuais de pedagogia matemática, como os professores encorajaram as transições dos participantes com esses manuais e que mensagens receberam os participantes desses manuais. Os resultados sugerem que apoiar os futuros professores através do uso de manuais é crucial para que possam realizar conexões entre os manuais e o panorama educacional mais amplo. Os resultados também revelaram tensões entre as percepções dos participantes sobre a informação dos manuais e as suas próprias experiências em sala de aula. Sugerimos para investigação futura a exploração de abordagens que favoreçam transações de modo a ajudar os futuros professores a negociar e a questionar os manuais de formas mais significativas.

Downloads

Publicado

2018-06-30

Como Citar

Brass, A., & Harkness, S. . (2018). As transações de futuros e jovens professores com manuais de pedagogia matemática. Quadrante, 27(1), 5–23. https://doi.org/10.48489/quadrante.22964

Edição

Secção

Artigos