As transações de futuros e jovens professores com manuais de pedagogia matemática
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22964Palavras-chave:
futuros professores, novos professores, educação matemática, uso de manuais, teoria transacional da leituraResumo
Apesar da omnipresença de manuais de pedagogia nos cursos de formação inicial de professores, é escassa a investigação focada nas relações de futuros professores e de novos professores com os seus manuais de pedagogia. Este estudo baseia-se na teoria transacional da leitura de Rosenblatt (1982) e explora o modo de transação de futuros professores e de novos professores com os manuais de pedagogia matemática. Entrevistámos dezasseis participantes – sete futuros professores e nove novos professores – acerca das suas transações com os manuais de pedagogia matemática, como os professores encorajaram as transições dos participantes com esses manuais e que mensagens receberam os participantes desses manuais. Os resultados sugerem que apoiar os futuros professores através do uso de manuais é crucial para que possam realizar conexões entre os manuais e o panorama educacional mais amplo. Os resultados também revelaram tensões entre as percepções dos participantes sobre a informação dos manuais e as suas próprias experiências em sala de aula. Sugerimos para investigação futura a exploração de abordagens que favoreçam transações de modo a ajudar os futuros professores a negociar e a questionar os manuais de formas mais significativas.
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