Interpretaciones de niños de 4.° de primaria relativas al ángulo

Autores

  • Leonor Camargo Universidad Pedagógica Nacional, Bogotá, Colombia https://orcid.org/0000-0002-2237-7306
  • Sandra Jiménez Ardila Universidad Pedagógica Nacional, Bogotá, Colombia
  • Viviana Salazar Fino Universidad Pedagógica Nacional, Bogotá, Colombia

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22968

Palavras-chave:

ângulo, interpretações, significado pessoal, significado matemático, perspetiva semiótica

Resumo

Neste artigo apresentamos a análise de excertos de interações em sala de aula relacionadas com interpretações de crianças do 4.º ano de escolaridade referentes ao objeto matemático ângulo (elementos constitutivos, imagem conceptual, representações, atributo mensurável e unidade de medida). Pretendemos assinalar a complexidade da construção de significado na sala de aula de matemática. Destacamos a necessidade de reservar tempo para promover espaços de interação discursiva que permita às crianças expressarem os seus significados pessoais e evoluírem coletivamente para significados próximos dos estabelecidos pela comunidade matemática de referência, ainda que em detrimento da quantidade dos conteúdos matemáticos a ensinar.

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Camargo, L., Jiménez Ardila, S., & Salazar Fino, V. (2018). Interpretaciones de niños de 4.° de primaria relativas al ángulo. Quadrante, 27(2), 89~114. https://doi.org/10.48489/quadrante.22968

Edição

Secção

Artigos