Desenvolvimento do sentido espacial através do uso de representações múltiplas no contexto da dança tradicional: uma experiência de ensino no 1.º ciclo de escolaridade
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22969Palavras-chave:
sentido espacial, rrepresentações múltiplas, conexões entre a Matemática e a DançaResumo
Este estudo desenvolve-se no quadro de um projeto que explorou as conexões entre a Matemática e a Dança, concretizando-se numa experiência de ensino em turma de 3.º ano, e analisa em que medida os alunos desenvolveram o sentido espacial através do uso de representações múltiplas emergentes na resolução de tarefas matemáticas desafiantes, associadas à execução de dança tradicional. Analisam-se dados correspondentes a produções escritas dos alunos como resposta a três tarefas que exploram um vira. Os alunos usaram representações diversas, associando de forma consistente ideias representadas ativamente, ao dançar, e esquemas elaborados e explicações verbais, evidenciando-se forte presença da representação contextual. Conseguiram esquematizar as formações espaciais e as figuras dançadas, mas manifestaram dificuldades em representar os movimentos dos dançarinos. Desenvolveram diversos aspetos do sentido espacial, sendo generalizada a compreensão dos objetos geométricos identificados e das suas propriedades e relações. No entanto, não evidenciaram a mesma facilidade de identificação das simetrias de reflexão e de rotação presentes na dança, embora tenham reconhecido a transformação geométrica rotação. A localização e a orientação espacial são outras capacidades que evidenciaram, tendo sido notório o desenvolvimento com sentido e propósito, de forma informal e integrada, do seu sentido espacial, que mobilizou também questões associadas à medida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Copyright (c) pertence à Quadrante. Contudo, encorajamos que os artigos sejam divulgados nos repositórios institucionais ou pessoais desde que seja identificada a sua publicação original na Quadrante e incluída a hiperligação para o site da revista.