O ensino e a aprendizagem da Geometria: princípios fundamentais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22970

Palavras-chave:

geometria, educação de infância, cognição visual, discurso matemático, trajetórias de aprendizagem, raciocínio espacial

Resumo

A capacidade das crianças para se envolverem no pensamento geométrico e no raciocínio especial pode apoiar o seu desenvolvimento global matemático e cognitivo. Contudo, a geometria nem sempre é considerada nos currículos de educação pré-escolar e, mesmo quando incluída, não é explorada de acordo com as recomendações da investigação. Neste artigo, apresentamos três estudos que analisam o ensino e a aprendizagem da geometria em relação com a investigação matemática e discutimos as suas implicações para o currículo e para o ensino. No primeiro estudo analisamos os efeitos de um currículo de geometria que sintetiza os elementos cognitivos visuais do programa Agam. O segundo estudo explora o impacto de um currículo de matemática para os primeiros anos, baseado em trajetórias de aprendizagem. O terceiro estudo analisa o discurso matemático do professor e os seus impactos na aquisição pelas crianças de conceitos matemáticos. Concluímos que o currículo de geometria para as crianças é mais eficaz quando considera um vasto conjunto de tarefas, baseado em trajetórias de aprendizagem, incluindo exemplos variados e contraexemplos, favorece a cognição visual progredindo para o pensamento analítico, e integra um discurso matemático rico e diversificado.

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

Clements, D. H., Sarama, J., Swaminathan, S., Weber, D., & Trawick-Smith, J. (2018). O ensino e a aprendizagem da Geometria: princípios fundamentais. Quadrante, 27(2), 7–31. https://doi.org/10.48489/quadrante.22970

Edição

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Artigos