Compondo e desenhando formas tridimensionais: Um contributo para a caracterização do raciocínio espacial de crianças de 5 anos

Autores

  • Maria João Nunes Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos, Portugal
  • Margarida Rodrigues ESELx - Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa | UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0003-4658-6281

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22971

Palavras-chave:

educação pré-escolar, raciocínio espacial, visualização, composição de formas tridimensionais

Resumo

Este artigo visa caracterizar o raciocínio espacial de crianças de 5 anos através da análise das suas estratégias na composição e desenho de formas tridimensionais. Começamos por apresentar perspetivas curriculares sobre a área da geometria no Jardim de Infância, focando depois aspetos conceptuais associados ao desenvolvimento do raciocínio espacial, designadamente os envolvidos na composição de formas tridimensionais. O estudo assume uma natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso. Os resultados do estudo sugerem a interação entre múltiplos processos que caracterizam o raciocínio espacial, verificandose a ocorrência de estratégias diversificadas. Revelam que as crianças, na composição das formas tridimensionais, utilizaram estratégias envolvendo a intencionalidade e a antecipação, correspondendo aos níveis compositor de formas e compositor de substituição. A análise das estratégias utilizadas nos desenhos das composições evidencia a capacidade das crianças em percecionarem relações espaciais, ao adotarem uma abordagem parcial em que atendem às posições relativas dos cubos como partes distintas dos tetracubos.

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

Nunes, M. J., & Rodrigues, M. (2018). Compondo e desenhando formas tridimensionais: Um contributo para a caracterização do raciocínio espacial de crianças de 5 anos. Quadrante, 27(2), 63–88. https://doi.org/10.48489/quadrante.22971

Edição

Secção

Artigos