A relevância dos fatores motivacionais nos estilos de aprendizagem da Matemática no início do ensino secundário
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22973Palavras-chave:
estilos de aprendizagem, matemática, ensino secundário, fatores motivacionaisResumo
O presente artigo apresenta um estudo com o objetivo de caracterizar os estilos de aprendizagem na disciplina de Matemática em alunos do 10.º ano, relacionando-os com o desempenho escolar nesta disciplina. Para esta investigação quantitativa, descritiva, correlacional, adotámos como instrumento de recolha de dados primários um questionário baseado no Inventory of Learning Styles de Vermunt (1994), que adaptámos para o contexto da aprendizagem da disciplina de Matemática no ensino secundário em Portugal. Através de um método de amostragem multietapas, constituímos uma amostra de 579 alunos de 28 escolas públicas. Como conclusões do estudo, destacamos a deteção de um estilo de aprendizagem caracterizado por fatores motivacionais de realização pessoal e pela autorregulação da aprendizagem, mas indefinido quanto às estratégias de processamento cognitivo, que denominámos estilo orientado para a realização pessoal. Este estilo poderá evoluir para um estilo orientado para o significado, mediante contextos de aprendizagem que favoreçam essa evolução. Também observámos os quatro estilos identificados por Vermunt: orientação para o significado, orientação para a reprodução, orientação para a aplicação e ausência de orientação. As orientações para o significado e para a realização pessoal revelaram-se positivamente correlacionadas com o desempenho escolar, contrariamente ao que sucede com a orientação para a reprodução.
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