A aprendizagem de conceitos probabilísticos: uma experiência de ensino com recurso ao GeoGebra com alunos do 10.º ano da Costa Rica

Autores

  • Guillermo Ramírez-Montes UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal | Universidad de Costa Rica, Costa Rica
  • Ana Henriques Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0001-7844-2157

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22974

Palavras-chave:

Probabilidade, tarefas exploratórias, simulação, GeoGebra, experiência de ensino

Resumo

Neste artigo, apresentamos os resultados de um estudo que visa compreender as aprendizagens de conceitos básicos de Probabilidade, de alunos costarriquenhos do 10.º ano, no quadro de uma experiência de ensino apoiada em tarefas exploratórias com recurso ao GeoGebra, e os contributos deste software para essas aprendizagens. O estudo, de natureza qualitativa e interpretativa, tem por base os dados recolhidos através de observação participante das aulas da experiência, recolha documental das resoluções dos alunos das tarefas propostas e questionário. Os resultados evidenciam que as tarefas exploratórias com apoio de simulação permitiram aos alunos aprofundar conceitos básicos de Probabilidade e inferir propriedades associadas, promovendo a sua aprendizagem. No entanto, algumas dificuldades evidenciadas sugerem a necessidade de dar atenção às crenças prévias dos alunos resultantes de experiências do seu quotidiano sobre termos relacionados com o conceito de Probabilidade. O GeoGebra desempenhou um papel importante nestas aprendizagens, facilitando a visualização de representações dos conceitos probabilísticos e a sua exploração dinâmica.

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Publicado

2019-06-26

Como Citar

Ramírez-Montes, G., & Henriques, A. (2019). A aprendizagem de conceitos probabilísticos: uma experiência de ensino com recurso ao GeoGebra com alunos do 10.º ano da Costa Rica. Quadrante, 28(1), 54–78. https://doi.org/10.48489/quadrante.22974

Edição

Secção

Artigos