Percepção profissional de futuros professores sobre o pensamento algébrico dos alunos na exploração de um caso multimídia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22975

Palavras-chave:

percepção profissional, formação inicial de professores, discussão coletiva, pensamento algébrico, caso multimídia

Resumo

Com este estudo pretendemos compreender a percepção (noticing) acerca do pensamento algébrico dos alunos que futuros professores (FPs) desenvolvem a partir considerando as ações de seleção e sequenciamento das resoluções de alunos para serem discutidas coletivamente. Num contexto de formação inicial no Brasil, assente num caso multimídia de uma aula desenvolvida na perspectiva do ensino exploratório, foi realizada uma investigação qualitativa de cunho interpretativo incidindo sobre os momentos de discussão coletiva das sessões de formação os quais foram registados em audio. Os resultados revelam que os FPs identificaram e interpretaram diferentes ideias matemáticas subjacentes aos processos de simbolização e generalização, passando, na sua maioria, da elaboração de comentários gerais sobre as estratégias dos alunos para a descrição dessas estratégias, a partir de seus elementos matemáticos, e para a construção de argumentos para justificar diferenças significativas entre as resoluções e o seu potencial para discussões coletivas que promovam o pensamento algébrico. Desse estudo emergem: (i) a relevância da promoção da percepção profissional dos FPs, contribuindo para a sua aprendizagem profissional em diferentes dimensões e permitindo que estes se posicionem como professores em uma aula de Matemática; e (ii) as potencialidades da exploração de casos multimídias pautados na perspectiva do ensino exploratório no desenvolvimento dessa percepção. 

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Publicado

2019-06-26

Como Citar

Rodrigues, R. V. ., Cyrino, M. C., & Oliveira, H. (2019). Percepção profissional de futuros professores sobre o pensamento algébrico dos alunos na exploração de um caso multimídia. Quadrante, 28(1), 100–123. https://doi.org/10.48489/quadrante.22975

Edição

Secção

Artigos