O papel do GeoGebra nas práticas de regulação do ensino da área do paralelogramo

Autores

  • Elvira Santos Agrupamento de Escolas de Álvaro Velho | UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
  • Leonor Santos Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal http://orcid.org/0000-0003-1283-032X

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22977

Palavras-chave:

avaliação para a aprendizagem, regulação do ensino, geometria, tecnologia, GeoGebra, área do paralelogramo

Resumo

Com este estudo pretende-se, através da análise de práticas de regulação do ensino de um professor de matemática, conhecer qual o papel do GeoGebra nessas práticas, no estudo da área do paralelogramo. O estudo é de natureza interpretativa e segue o design de estudo de caso. Num contexto de trabalho colaborativo, dois professores e a investigadora conceberam estratégias avaliativas que concretizaram em sala de aula, no 5.º ano de escolaridade, procurando integrar as informações recolhidas na planificação seguinte. Os dados foram recolhidos por observação, com registo áudio de sessões de trabalho colaborativo e vídeo das aulas. Os resultados apontam que o professor João, um dos professores caso, foco deste artigo, privilegiou o trabalho autónomo dos alunos, quer pela escolha de software, quer pela forma como organizou e apoiou os alunos. O uso do GeoGebra contribui para regular o ensino, quando o professor: (i) durante a planificação reconhece que a forma como usa a tecnologia pode alterar a forma como o conhecimento é apresentado; (ii) complementa a estratégia de ensino com outros materiais, considerando as necessidades dos alunos; e (iii) reflete sobre o seu trabalho, ao introduzir alterações ao ficheiro GeoGebra para utilizações futuras.

Downloads

Publicado

2019-06-26

Como Citar

Santos, E., & Santos, L. (2019). O papel do GeoGebra nas práticas de regulação do ensino da área do paralelogramo . Quadrante, 28(1), 6–26. https://doi.org/10.48489/quadrante.22977

Edição

Secção

Artigos