Oportunidades de aprendizagem vivenciadas por professores ao discutir coletivamente uma aula sobre padrões e regularidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.23010

Palavras-chave:

formação contínua de professores, oportunidades de aprendizagem, aprendizagem de professores de matemática, discussões coletivas, ensino de álgebra, padrões e regularidades

Resumo

Neste artigo são apresentados resultados de uma pesquisa que se propôs a identificar e compreender como oportunidades de aprendizagem profissional emergem quando professores discutem e analisam coletivamente uma aula da escola básica envolvendo padrões e regularidades. O estudo foi desenvolvido sob a perspectiva qualitativa-interpretativa e os dados analisados são constituídos por protocolos de resolução de tarefas formativas, áudios e vídeos colhidos ao longo de um processo de formação continuada. Os resultados do estudo apontam que as tarefas de aprendizagem profissional favoreceram que os professores discutissem o conhecimento dos estudantes e do ensino acerca de padrões e regularidades. Observou-se que o formato destas tarefas, contendo registros de prática, aliado às ações do formador durante as discussões coletivas, possibilitaram aos participantes diferenciar e entender os processos de raciocínio dos estudantes, como o uso da representação tabular na compreensão do pensamento algébrico. Por fim, identificou-se ainda a relevância das oportunidades de aprendizagem que os professores vivenciaram, quando validaram e repensaram, juntamente com a própria professora da turma, as escolhas e decisões tomadas por ela no decorrer de sua aula.

Referências

Ball, D. L., & Bass, H. (2003). Toward a practice-based theory of mathematical knowledge for teaching. In B. Davis & E. Simmt (Eds.), Proceedings of the 2002 Annual Meeting of the Canadian Mathematics Education Study Group (pp. 3–14). Edmonton, AB: CMESG/GCEDM.

Ball, D. L., Ben-Peretz, M., & Cohen, R. B. (2014). Records of practice and the development of collective professional knowledge. British Journal of Educational Studies, 62(3), 317-335.

Ball, D. L., & Cohen, D. K. (1999). Developing practice, developing practitioners: Toward a practice-based theory of professional education. In G. Sykes & L. Darling-Hammond (Eds.), Teaching as the learning profession: Handbook of policy and practice (pp. 3-32). San Francisco, CA: Jossey Bass.

Ball, D. L., Thames, M. H., & Phelps, G. (2008). Content knowledge for teaching: What makes it special? Journal of Teacher Education, 59(5), 389-407.

Ball, D. L., & Even, R. (2009). Strengthening practice in and research on the professional education and development of teachers of mathematics: Next steps. In R. Even & D. L. Ball (Eds.), The professional education and development of teachers of mathematics: The 15th ICMI study (pp. 255-257). New York, NY: Springer.

Blanton, M. L., & Kaput, J. J. (2005). Helping elementary teachers build mathematical generality into curriculum and instruction. ZDM – International Journal on Mathematics Education, 37(1), 34–42.

Bogdan, R., & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora.

Borko, H., Jacobs, J., Seago, N., & Mangram, C. (2014). Facilitating video-based professional development: Planning and orchestrating productive discussions. In Y. Li et al. (Eds.), Transforming mathematics instruction: Multiple approaches and practices, advances in mathematics education (pp. 259-281). Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-319-04993-9_16

Branco, N., & Ponte, J. P. (2014). Articulação entre pedagogia e conteúdo na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiência em Álgebra. In J. P. Ponte (Ed.), Práticas profissionais dos professores de matemática (pp. 379-408). Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.

Britt, M. S., & Irwin, K. C. (2011). Algebraic thinking with and without algebraic representation: A pathway for learning. In J. Cai & E. Knut (Eds.). Early algebraization: A global dialogue from multiple perspectives (pp. 137-157). Berlin Heidelberg: Springer-Verlag.

Bruce, C. D., Esmonde, I., Ross, J., Dookie, L., & Beatty, R. (2010). The effects of sustained classroom-embedded teacher professional learning on teacher efficacy and related student achievement. Teaching and Teacher Education, 26, 1598-1608.

Carraher, D. W., Martinez, M. V., & Schliemann, A. D. (2008). Early algebra and mathematical generalization. ZDM – International Journal on Mathematics Education, 40(1), 3-22.

Crotty, M. (1998). The foundations of social research: Meaning and perspective in the research process. London: Sage.

Davis, E. A., & Krajcik, J. S. (2005). Designing educative curriculum materials to promote teacher learning. Educational Researcher, 34(3), 3–14.

Davis, B., & Simmt, E. (2006). Mathematics-for-teaching: An ongoing investigation of the mathematics that teachers (need to) know. Educational Studies in Mathematics, 61(3), 293-319.

Elliott, R., Kazemi, E., Lesseig, K., Mumme, J., Carroll, C., & Kelley-Petersen, M. (2009). Conceptualizing the work of leading mathematical tasks in professional development. Journal of Teacher Education, 60(4), 364-379.

Heyd-Metzuyanim, E., Tabach, M., & Nachlieli, T. (2016). Opportunities for learning given to prospective mathematics teachers: Between ritual and explorative instruction. Journal of Mathematics Teacher Education, 19, 547-574.

Lampert, M. (2010). Learning teaching in, from, and for practice: What do we mean? Journal of Teacher Education, 61(1-2), 21–34

Loucks-Horsley, S. (1997). Teacher change, staff development, and systemic change: Reflections from the eye of the paradigm. In S. N. Friel & G.W. Bright (Eds.). Reflecting on our work: NSF teacher enhancement in K-6 mathematics (pp. 133–150). Lanham, MD: University Press of America.

Martins, C., & Santos, L. (2012). O Programa de Formação Contínua em Matemática como contexto favorável para o desenvolvimento da capacidade de reflexão de professores do 1.º ciclo. Quadrante, 21(1), 95-119.

Pimenta, C. M. C., & Saraiva, J. M. (2019). As ações epistémicas na construção do novo conhecimento matemático e no desenvolvimento do pensamento algébrico. Quadrante, 28(1), 27-53.

Pimentel, T., & Vale, I. (2012). Os padrões e o raciocínio indutivo em matemática. Quadrante, 21(2), 29-50.

Ponte, J. P. (1999). Didácticas específicas e construção do conhecimento profissional. In J. Tavares et al. (Eds.), Investigar e formar em educação: Actas do IV congresso da SPCE (pp. 59-72). Porto: SPCE.

Ponte, J. P. (2012). Estudiando el conocimiento y el desarrollo profesional del profesorado de matemáticas. In N. Planas (Ed.), Teoría, crítica y práctica de la educación matemática (pp. 83-98). Barcelona: Graó.

Ponte, J. P. (2017). Discussões coletivas no ensino aprendizagem em Matemática. In GTI (Ed.), A prática dos professores: Planificação e discussão coletiva na sala de aula (pp. 33-56). Lisboa: APM.

Powell, A. B., Francisco, J. M., & Maher, C. A. (2004). Uma abordagem à análise de dados de vídeo para investigar o desenvolvimento de ideias e raciocínios matemáticos de estudantes. Bolema, 17(21), 81-140.

Putnam, R., & Borko, H. (2000). What do new views of knowledge and thinking have to say about research on teacher learning? Educational Researcher, 29(1), 4-15.

Ribeiro, A. J., & Ponte, J. P. (2019). Professional learning opportunities in a practice-based teacher education program about the concept of function. Acta Scientiae, 21, 49-74. https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v21iss2id5002

Russ, R. S., Sherin, B. L., & Sherin, M. G. (2016). What constitutes teacher learning? In D. H. Gitomer, & C. A. Bell (Eds.), Handbook of research on teaching (5ª ed., pp. 391-438). Washington (D.C.): American Educational Research Association.

Serrazina, M. L. (2013). O Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º ciclo e a melhoria do ensino da Matemática. Da investigação às práticas, 3(2), 75-97.

Serrazina, M. L. (2017). Planificação do ensino-aprendizagem da Matemática. In GTI (Ed.), A prática dos professores: Planificação e discussão coletiva na sala de aula (pp. 9-32). Lisboa: APM.

Shulman, L. S. (1986). Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, 15(2), 4-14.

Silver, E. A., Clark, L. M., Ghousseini, H. N., Charalambous, Y. C., & Sealy, J. T. (2007). Where is the mathematics? Examining teachers’ mathematical learning opportunities in practice-based professional learning tasks. Journal of Mathematics Teacher Education, 10(4-6), 261-277. https://doi.org/10.1007/s10857-007-9039-7

Smith, M. S. (2001). Practice-based professional development for teachers of mathematics. Reston, VA: NCTM.

Stein, M. K., Engle, R. A., Smith, M. S., & Hughes, E. K. (2008). Orchestrating productive mathematical discussions: Five practices for helping teachers move beyond show and tell. Mathematical Thinking and Learning, 10, 313–340.

Swan, M. (2007). The impact of task based professional development on teachers’ practices and beliefs: A design research study. Journal of Mathematics Teacher Education, 10, 217-237.

Tatto, M. T., & Senk, S. (2011). The mathematics education of future primary and secondary teachers: Methods and findings from the teacher education and development study in mathematics. Journal of Teacher Education, 62(2), 121–137. https://doi.org/10.1177/0022487110391807

Trevisan, A. L., Ribeiro, A. J., & Ponte, J. P. D. (2020). Professional learning opportunities regarding the concept of function in a practice-based teacher education program. International Electronic Journal of Mathematics Education, 15(2). https://doi.org/10.29333/iejme/6256

Webster-Wright, A. (2009). Reframing professional development through understanding authentic professional learning. Review of Educational Research, 79, 702-739. https://doi.org/10.3102/0034654308330970

White, A. L., Jaworski, B., Agudelo-Valderrama, C., & Gooya, Z. (2013). Teachers learning from teachers. In M. A. Clements, A. J. Bishop, C. Keitel, J. Kilpatrick, F. K. S. Leung (Eds), Third international handbook of mathematics education (pp. 393-430). New York, NY: Springer Nature. https://doi.org/10.1007/978-1-4614-4684-2

Zazkis, R., & Liljedahl, P. (2002). Generalization of patterns: The tension between algebraic thinking and algebraic notation. Educational Studies in Mathematics, 49, 379-402.

Downloads

Publicado

2020-06-28

Como Citar

Ribeiro, A. J. ., Aguiar, M., & Trevisan, A. L. . (2020). Oportunidades de aprendizagem vivenciadas por professores ao discutir coletivamente uma aula sobre padrões e regularidades. Quadrante, 29(1), 52–73. https://doi.org/10.48489/quadrante.23010

Edição

Secção

Artigos