O conhecimento de futuros professores sobre os processos de raciocínio matemático antes e depois de uma experiência de formação

Autores

  • William Vieira Instituto Federal de São Paulo – IFSP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5592-891X
  • Margarida Rodrigues Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa | UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0003-4658-6281
  • Lurdes Serrazina Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa | UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0003-3781-8108

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.23012

Palavras-chave:

raciocínio matemático, justificar, generalizar, exemplificar, classificar, conhecimento dos professores

Resumo

Este artigo insere-se no Projeto Raciocínio Matemático e Formação de Professores (REASON) que tem como objetivo estudar o conhecimento matemático e didático que os professores precisam para conduzir uma prática que promova o raciocínio matemático dos alunos e estudar formas de apoiar o seu desenvolvimento, através de uma metodologia de Investigação Baseada em Design. Propomo-nos discutir o conhecimento de futuros professores sobre o raciocínio matemático e os seus processos, antes e após uma experiência de formação. Para atingir este objetivo, analisamos os dados relativos a processos de raciocínio presentes em duas questões de uma tarefa, usada como pré-teste e pós-teste, e aplicada numa turma de 1.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Os processos de raciocínio analisados neste artigo são generalizar, justificar, exemplificar e classificar. Foi realizado um tratamento quantitativo das respostas dos estudantes bem como a análise de conteúdo da forma como estes entendem os processos de raciocínio. Os resultados evidenciam que a maior parte dos estudantes tem um conhecimento adequado do raciocínio matemático, bem como dos processos de raciocínio analisados, nos dois momentos de aplicação da tarefa. Verifica-se uma maior clareza na explicitação do que entendem serem os processos de raciocínio, após a experiência de formação.

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Publicado

— Atualizado em 2020-06-28

Como Citar

Vieira, W., Rodrigues, M., & Serrazina, L. (2020). O conhecimento de futuros professores sobre os processos de raciocínio matemático antes e depois de uma experiência de formação. Quadrante, 29(1), 8–35. https://doi.org/10.48489/quadrante.23012

Edição

Secção

Artigos