Applets como artefactos de mediação semiótica na formação inicial de professores na Licenciatura em Educação Básica

Autores

  • Sónia Martins Centro de Investigação em Educação, Universidade da Madeira

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.23014

Palavras-chave:

mediação semiótica, applets, aprendizagem matemática, formação inicial de professores

Resumo

Assumindo que o reconhecimento do potencial de um determinado artefacto desempenha um papel fundamental na planificação de atividades que contemplem o seu uso, este artigo tem como objetivo caracterizar a prática da utilização de applets numa unidade curricular da formação inicial de professores do 1.º ciclo. O principal intuito pautou-se por se compreender em que medida a identificação por parte dos estudantes do potencial semiótico dos applets usados pode propiciar o uso eficiente destes recursos na planificação de abordagens didáticas, visando a aprendizagem matemática. A metodologia adotada é qualitativa, assente num paradigma metodológico de design research, com a participação de 20 estudantes da licenciatura em educação básica e uma investigadora. Os dados foram recolhidos tendo por base as notas de campo produzidas pela investigadora e os relatórios desenvolvidos pelos estudantes, em grupo ou individualmente. Os dados evidenciam que as atividades desenvolvidas permitiram aos futuros professores analisar o potencial semiótico de diferentes applets, identificando o conhecimento e procedimentos matemáticos produzidos com o seu uso e a influência que a abordagem metodológica e o posicionamento do professor assumem na construção desse conhecimento. Essa análise contribuiu para que os futuros professores perspetivassem as suas próprias abordagens ao uso de applets, equacionando essas duas dimensões: o potencial trazido pelo applet para a evocação do conhecimento matemático e a relevância da abordagem didática orquestrada para o seu uso.

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Publicado

2020-06-28

Como Citar

Martins, S. (2020). Applets como artefactos de mediação semiótica na formação inicial de professores na Licenciatura em Educação Básica. Quadrante, 29(1), 74–96. https://doi.org/10.48489/quadrante.23014

Edição

Secção

Artigos