Conhecimento especializado do formador de professores de Matemática ao discutir a relação de ordem no conjunto dos números inteiros

Autores

  • Marieli Vanessa Rediske de Almeida Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7491-8936
  • Miguel Ribeiro Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.23015

Palavras-chave:

relação de ordem, conhecimento do formador, Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge, Teoria dos Números

Resumo

As pesquisas com foco no formador de professores de Matemática, com abordagens diversas, vêm ganhando destaque na área de Educação Matemática nos últimos anos. Em particular, pesquisas sobre o conhecimento do formador têm dado origem a diferentes modelos de conhecimento. Nesse trabalho, buscamos compreender o conhecimento de um matemático, a partir da observação de sua prática em sala de aula como formador de professores de Matemática no Brasil, no contexto de uma disciplina de Teoria dos Números. A investigação se configura como um estudo de caso instrumental, no qual se pretende compreender o conhecimento revelado e mobilizado pelo sujeito. As informações foram coletadas por meio da gravação em áudio e vídeo de uma aula e foram analisadas buscando identificar o conhecimento especializado desse matemático enquanto formador de professores. Entre os resultados, são apresentados indicadores do Conhecimento Matemático (Mathematical Knowledge) do formador, bem como elementos do seu Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (Pedagogical Content Knowledge). Os indicadores obtidos constituem mais um passo na elaboração de um modelo de conhecimento especializado do formador de professores de Matemática.

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Publicado

2019-12-28

Como Citar

Rediske de Almeida, M. V., & Ribeiro, M. (2019). Conhecimento especializado do formador de professores de Matemática ao discutir a relação de ordem no conjunto dos números inteiros. Quadrante, 28(2), 125–148. https://doi.org/10.48489/quadrante.23015

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Artigos