O computador e o professor: Um contributo para o conhecimento das culturas profissionais de professores
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.23019Palavras-chave:
culturas profissionais, novas tecnologiasResumo
Este estudo tem como finalidade contribuir para conhecer as culturas profissionais dos professores em relação ao computador e à sua utilização em sala de aula. A metodologia adaptada é de natureza qualitativa. Neste estudo foram considerados quatro grupos de professores com diferentes conhecimentos de informática e diferentes praticas. No presente artigo são apresentadas as percepções de duas professoras de Matemática acerca da importância do computador na escola e da sua utilização na sala de aula, sendo uma das participantes uma professora utilizadora do computador e a outra uma não-utilizadora. As conclusões do estudo apontam para que somente através de uma mudança na perspectiva sobre o que é ser professor, onde este possa ser mais um dinamizador das actividades propostas aos alunos, é possível contribuir para uma utilização do computador na sala de aula. Outra das conclusões desta investigação, é a necessidade que existe do professor desenvolver a capacidade de lidar com o imprevisto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Copyright (c) pertence à Quadrante. Contudo, encorajamos que os artigos sejam divulgados nos repositórios institucionais ou pessoais desde que seja identificada a sua publicação original na Quadrante e incluída a hiperligação para o site da revista.