O computador e o professor: Um contributo para o conhecimento das culturas profissionais de professores

Autores

  • Elvira Santos E. B. 2,3 de Álvaro Velho, Barreiro, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.23019

Palavras-chave:

culturas profissionais, novas tecnologias

Resumo

Este estudo tem como finalidade contribuir para conhecer as culturas profissionais dos professores em relação ao computador e à sua utilização em sala de aula. A metodologia adaptada é de natureza qualitativa. Neste estudo foram considerados quatro grupos de professores com diferentes conhecimentos de informática e diferentes praticas. No presente artigo são apresentadas as percepções de duas professoras de Matemática acerca da importância do computador na escola e da sua utilização na sala de aula, sendo uma das participantes uma professora utilizadora do computador e a outra uma não-utilizadora. As conclusões do estudo apontam para que somente através de uma mudança na perspectiva sobre o que é ser professor, onde este possa ser mais um dinamizador das actividades propostas aos alunos, é possível contribuir para uma utilização do computador na sala de aula. Outra das conclusões desta investigação, é a necessidade que existe do professor desenvolver a capacidade de lidar com o imprevisto. 

Downloads

Publicado

2000-12-30

Como Citar

Santos, E. (2000). O computador e o professor: Um contributo para o conhecimento das culturas profissionais de professores. Quadrante, 9(2), 55–81. https://doi.org/10.48489/quadrante.23019

Edição

Secção

Artigos