A formação em novas tecnologias e as concepções e práticas dos professores de Matemática

Autores

  • Maria José Bahia Ribeiro Escola Secundária Rainha Santa Isabel, Porto, Portugal
  • João Pedro da Ponte Departamento de Educação e Centro de Investigação em Educação, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0001-6203-7616

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.23021

Palavras-chave:

Novas tecnologias, Formação contínua, Desenvolvimento profissional, CabriGéomètre, Calculadora gráfica

Resumo

Este trabalho estuda a influência da formação de professores de Matemática em novas tecnologias nas suas concepções e práticas profissionais. A metodologia é de estudo de casos, sendo as participantes duas professoras de Matemática do ensino secundário que frequentaram formação no uso de calculadoras gráficas e duas professoras que fizeram um curso de Cabri-Géometre. As professoras apreciaram o estilo de formação, baseada em tarefas práticas. A análise dos seus percursos profissionais mostra que a formação leve efeitos mais visíveis nas práticas no caso das calculadoras, uma tecnologia que leve maior viabilidade de utilização imediata na prática pedagógica. Sugere, além disso, que o efeito da formação nas concepções e práticas dos professores poderá ser mais forte se incluir uma dimensão de experimentação e reflexão sobre a prática e se não ignorar os aspectos organizacionais que envolvem o seu uso nas escolas. 

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Publicado

2000-12-30

Como Citar

Ribeiro, M. J. B., & Ponte, J. P. da. (2000). A formação em novas tecnologias e as concepções e práticas dos professores de Matemática . Quadrante, 9(2), 3–26. https://doi.org/10.48489/quadrante.23021

Edição

Secção

Artigos