Aprendizagem subsidiária sobre epidemias resultante da modelação com equações diferenciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.23603

Palavras-chave:

aprendizagem por meio da modelação, modelos emergentes, modelação expressiva ou exploratória, modelos de equações diferenciais, noções e conceitos epidemiológicos

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de caso sobre estudantes que realizam a modelação de epidemias, usando sistemas de equações diferenciais. O estudo propõe a ideia de aprendizagem subsidiária (spin-off) sobre epidemias como um processo entrelaçado com a aprendizagem da matemática e examina as condições para que essa aprendizagem ocorra durante a modelação de epidemias. A aprendizagem da matemática é conceptualizada em termos de modelação e modelos emergentes e identificada, por meio de análise textual, a partir da sua associação com a matema­tização progressiva, horizontal e vertical. Os indicadores de aprendizagem subsidiária estão ligados à matematização. Além disso, a aprendizagem subsidiária está relacionada com a direção, expressiva ou exploratória, que a modelação assume. Como resultado, a estratificação das atividades de matematização dos alunos e a introdução da noção de direção permitiram apontar diversas condições para que ocorra uma aprendizagem subsidiária no âmbito dos processos de modelação. Mais ainda, os resultados mostraram o enorme potencial da modelação matemática para a aprendizagem subsidiária que pode ser alcançada e utilizada, no plano social, como preparação para enfrentar novas crises.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Andresen, M. (2021). Aprendizagem subsidiária sobre epidemias resultante da modelação com equações diferenciais. Quadrante, 30(2), 58–78. https://doi.org/10.48489/quadrante.23603

Edição

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Artigos