Um estudo sobre o potencial da experimentação em atividades de modelagem matemática no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.23605Palavras-chave:
modelagem matemática, experimentação, aprendizagem, ferramentas tecnológicasResumo
Neste artigo investiga-se a questão: Como a experimentação pode mediar a aprendizagem em atividades de modelagem matemática? A investigação se fundamenta em um quadro teórico que considera elementos da experimentação, da modelagem matemática, da tecnologia digital e suas relações com aprendizagem em atividades de modelagem matemática, bem como em uma pesquisa empírica em que atividades de modelagem são desenvolvidas por grupos distintos de estudantes universitários. Discutimos como os estudantes usam a experimentação com tecnologia, porque a usam e como dela decorrem elementos que indicam aprendizagem. Concluímos que, usando a experimentação com tecnologia digital, os estudantes formulam questões relativas à situação da realidade que estão estudando na atividade de modelagem, bem como analisam as respostas obtidas para estas questões. Ancorada em ferramentas tecnológicas e no uso da matemática, a experimentação proporcionou meios para que os estudantes sinalizassem o que estavam aprendendo nestas atividades. O artigo aponta para o potencial de incluir a experimentação com tecnologia na dinâmica de atividades de modelagem como subsídio para a aprendizagem.
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