Um estudo sobre o potencial da experimentação em atividades de modelagem matemática no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.23605

Palavras-chave:

modelagem matemática, experimentação, aprendizagem, ferramentas tecnológicas

Resumo

Neste artigo investiga-se a questão: Como a experimentação pode mediar a aprendizagem em atividades de modelagem matemática? A investigação se fundamenta em um quadro teórico que considera elementos da experimentação, da modelagem matemática, da tecnologia digital e suas relações com aprendizagem em atividades de modelagem matemática, bem como em uma pesquisa empírica em que atividades de modelagem são desenvolvidas por grupos distintos de estudantes universitários. Discutimos como os estudantes usam a experimentação com tecnologia, porque a usam e como dela decorrem elementos que indicam aprendizagem. Concluímos que, usando a experimentação com tecnologia digital, os estudantes formulam questões relativas à situação da realidade que estão estudando na atividade de modelagem, bem como analisam as respostas obtidas para estas questões. Ancorada em ferramentas tecnológicas e no uso da matemática, a experimentação proporcionou meios para que os estudantes sinalizassem o que estavam aprendendo nestas atividades. O artigo aponta para o potencial de incluir a experimentação com tecnologia na dinâmica de atividades de modelagem como subsídio para a aprendizagem.

Referências

Almeida, L. M. W. (2018). Considerations on the use of mathematics in modeling activities. ZDM Mathematics Education, 50(1), 19-30. https://doi.org/10.1007/s11858-017-0902-4

Araki, P. H. H. (2020). Atividades experimentais investigativas em contexto de aulas com modelagem matemática: Uma análise semiótica (Dissertação de mestrado). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, Brasil. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4898

Araújo, J. L., & Lima, F. H. (2020). The mathematization process as object-oriented actions of a modelling activity system. Bolema, 34(68), 847-868. https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n68a01

Bassanezi, R. C. (2002). Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática. Contexto.

Bean, D. (2015). A modelagem de Monteiro Lobato: O caso da fábula a cigarra e a formiga. Paper presented at the 9th Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, São Carlos, Brasil.

Birta, L. G., & Arbez, G. (2007). Modelling and simulation – Exploring dynamic system behaviour. Springer. https://doi.org/10.1007/978-1-4471-2783-3

Blomhøj, M. (2004). Mathematical modelling: a theory for practice. In B. Clarke, D. M. Clarke, G. Ema-nuelsson, B. Johansson, D. V. Lester, A. Wallby, & K. Wallby (Eds.), International perspectives on learning and teaching mathematics (pp. 145-159). National Center for Mathematics Education.

Blum, W. (2015). Quality teaching of mathematical modelling: What do we know, what can we do? In S. J. Cho (Ed.), Proceedings of the 12th International Congress on Mathematical Education (Vol. 1, pp. 73–96). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-12688-3

Bogdan, R. C., & Biklen, S. K. (1982). Qualitative research for education: An introduction to theory and methods. Allyn and Bacon.

Borba, M., & Villarreal, M. (2005). Humans-with-media and the reorganization of mathematical thinking: Information and communication technologies, modeling, visualization and experimentation. Springer. https://doi.org/10.1007/b105001

Brito, D. S., & Almeida, L. M. W. (2021). Práticas de modelagem matemática e dimensões da aprendizagem da geometria. Revista Actualidades Investigativas en Educación, 21(1), 1-29.

Burkhardt, H. (2018). Ways to teach modelling – a 50-year study. ZDM Mathematics Education, 50(1), 61-75. https://doi.org/10.1007/s11858-017-0899-8

Carreira, S. (2019). Modelação Matemática e simulação no contexto escolar: conexões entre mundos. In Livro de Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM 2019), (pp. 47-62). SPIEM.

Carreira, S., Amado, N., & Canário, F. (2013). Students’ modelling of linear functions: How GeoGebra stimulates a geometrical approach. In B. Ubuz et al. (Eds.) Proceedings of the Eighth Congress of the European Society of Research in Mathematics Education - CERME 8 (pp. 1031–1040). Middle East Technical University.

Carreira, S., & Baioa, A. M. (2018). Mathematical modelling with hands-on experimental tasks: on the students’ sense of credibility. ZDM Mathematics Education, 50(1/2), 201-215. https://doi.org/10.1007/s11858-017-0905-1

Cunha, A. (2007). Dicionário etimológico da língua portuguesa (3.ª ed.). Lexikon.

D’Amore, B. (2007). Elementos de didática da matemática. Editora Livraria da Física.

Emden, M., & Sumfleth, E. (2014). Assessing students’ experimentation processes in guided inquiry. International Journal of Science and Mathematics Education, 14(1), 29-54. https://doi.org/10.1007/s10763-014-9564-7

Galbraith, P., & Fisher, D. M. (2021). Technology and mathematical modelling: addressing challenges, opening doors. Quadrante, 30(1), 198-218. https://doi.org/10.48489/quadrante.23710

Gallegos, R. R., & Rivera, S. Q. (2016). El rol de la experimentación en la modelación matemática. Educación Matematica. 28(3), 91-110.

Geiger, V. (2005). Master, servant, partner, and extension-of-self: A finer grained view of this taxonomy. In P. Clarkson, A. Downton, D. Gronn, M. Horne, A. McDonough, R. Pierce, & A. Roche (Eds.), Proceedings of the 28th annual conference of the Mathematics Education Research Group of Australasia: Building connections, theory, research and practice (pp. 369-376). MERGA.

Greefrath, G. (2011). Using technologies: New possibilities of teaching and learning modelling – Overview. In G. Kaiser, W. Blum, R. B. Ferri, & G. Stillman (Eds.), Trends in Teaching and Learning of Mathematical Modelling - ICTMA 14 (pp. 301-304). Springer. https://doi.org/10.1007/978-94-007-0910-2_30

Greefrath, G., Hertleif, C., & Siller, H-S. (2018). Mathematical modelling with digital tools – a quantitative study on mathematising with dynamic geometry software. ZDM Mathematics Education, 50(1/2), 1-12. https://doi.org/10.1007/s11858-018-0924-6

Halverscheid, S. (2008). Building a local conceptual framework for epistemic actions in a modelling environment with experiments. ZDM - The International Journal on Mathematics, 40(2), 225-234. https://doi.org/10.1007/s11858-008-0088-x

Kaiser, G. (2020). Mathematical modelling and applications in education. In S. Lerman (Ed.), Ency-clo¬pedia of Mathematics Education. Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-15789-0_101

Lévy, P. (1993). As tecnologias da inteligência: O futuro do pensamento na era da informática. Editora 34.

Meier, M., & Gravina, M. (2012). Modelagem no GeoGebra e o desenvolvimento do pensamento geométrico no Ensino Fundamental. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, 1(1), CCL - CCLXIV.

Rellensmann, J., Schukajlow, S., & Leopold, C. (2019). Measuring and investigating strategic knowl-edge about drawing to solve geometry modelling problems. ZDM Mathematics Education, 52(1), 97–110. https://doi.org/10.1007/s11858-019-01085-1

Schwartz, J. L. (2007). Models, simulation and exploratory environments: a tentative taxonomy. In R. Lesh, E. Hamilton, & J. Kaput (Eds.), Foundations for the future in mathematics education (pp. 193-200). Laurence Earlbaum Associates. https://doi.org/10.4324/9781003064527

Silva, K. A. P., & Dalto, J. O. (2017). Uma estratégia de avaliação de atividades de modelagem matemática. REIEC, 12(2), 1-17.

Villarreal, M., & Mina, M. (2020). Actividades experimentales con tecnologías en escenarios de mode¬lización matemática. Bolema, 34(67), 786-824. https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a21

Vinci, C. F. R. G. (2018). O conceito de experimentação na filosofia de Gilles Deleuze. Sofia, 7(2), 322-342. https://doi.org/10.47456/sofia.v7i2.20467

Vos, P. (2006). Assessment of mathematics in a laboratory-like environment: the importance of replications. In M. Bosch (Ed.), Proceedings of the 4th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (pp. 1696–1705). ERME.

Wess, R., Siller, H-S., Klock, H., & Greefrath, G. (2021). Measuring professional competence for the teaching of mathematical modelling: A test instrument. Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-78071-5_3.

Ye, Q., Blum, W., Houston, K., & Jiang, Q. (2003). Mathematical modelling in education and culture. Horwood Publishing Limited.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Almeida, L., Pessoa da Silva, K., & Borssoi, A. (2021). Um estudo sobre o potencial da experimentação em atividades de modelagem matemática no ensino superior. Quadrante, 30(2), 123–146. https://doi.org/10.48489/quadrante.23605

Edição

Secção

Artigos