A natureza e o propósito dos exemplos usados por um professor em suas intervenções em projetos de modelagem
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.23743Palavras-chave:
projetos de modelagem, exemplaridade, intervenção docente, natureza didática, natureza fictícia, natureza sociopolíticaResumo
Apresentamos neste artigo os resultados de um estudo cujo objetivo é investigar como um professor experiente usa exemplos em projetos de modelagem por meio da análise da natureza e do propósito desse tipo de intervenção docente. Apoiados em perspectivas de modelagem matemática descritas na literatura de pesquisa em educação matemática, no princípio da exemplaridade e em uma abordagem qualitativa de pesquisa, analisamos episódios ocorridos na prática de um professor de matemática que, durante a realização de projetos de modelagem, utilizou exemplos como um modo de intervir nas atividades dos estudantes. De nossa análise, pudemos perceber que os exemplos utilizados em projetos de modelagem funcionam de maneira diferente quando comparados com aqueles comumente usados em aulas convencionais de matemática. Como resultado do estudo, foi possível delinear três principais naturezas para os exemplos usados nesse tipo de atividade: natureza didática, natureza sociopolítica e natureza fictícia.
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