Generalização de padrões algébricos no ensino e aprendizagem de matemática via resolução de problemas: análise de propostas de futuros professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.23955

Palavras-chave:

ensino de matemática, pensamento algébrico, formação inicial de professores

Resumo

O objetivo do presente estudo é compreender o planejamento de propostas de ensino de futuros professores de matemática para abordar a generalização de padrões algébricos no EAMvRP, direcionadas a alunos do ensino médio. Adotamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, baseados na vertente descritiva e interpretativa que gerou a análise dos dados, obtidos das propostas de ensino de 18 licenciandos em matemática para abordar conteúdos do ensino médio. Os resultados mostraram que as escolhas das situações de Matemática envolveram a apresentação de casos particulares, a obtenção de solução por meio da construção de expressões matemáticas e a previsão de estratégias de busca de padrões algébricos por parte dos futuros professores. Verificam-se dificuldades na condução do processo de generalização algébrica com base no uso de casos particulares, de discutir a busca de regularidades e na articulação das expressões matemáticas obtidas com base nas simbologias dos contextos das situações de Matemática. Concluímos que utilizar o EAMvRP para abordar a generalização de padrões algébricos contribui para delimitar aspectos que direcionam os futuros professores de Matemática a aprenderem a ensinar e a se desenvolverem profissionalmente.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Carlos de Proença, M. (2021). Generalização de padrões algébricos no ensino e aprendizagem de matemática via resolução de problemas: análise de propostas de futuros professores. Quadrante, 30(2), 354–376. https://doi.org/10.48489/quadrante.23955

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