Descodificar, compreender e avaliar modelos matemáticos existentes: o que é que isso requer?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.24129

Palavras-chave:

competência de modelação, modelos autênticos, análise crítica de modelos, consequências didáticas

Resumo

A grande maioria dos estudos teóricos e empíricos na didática da modelação matemática foca-se em colocar ativamente a matemática em utilização para lidar com contextos e situações extramatemáticos. Contudo, a competência de modelação matemática, tal como é entendida, por exemplo no Projeto KOM Dinamarquês, também envolve a capacidade de analisar e de compreender modelos matemáticos existentes. Essa capacidade tem sido apenas residualmente considerada na investigação. O presente artigo propõe uma abordagem sistemática para produzir tais estudos. O artigo tem como ponto de partida a análise e a descrição detalhada de dois modelos existentes, o chamado modelo Reilly da atração de centros comerciais e o modelo bem estabelecido da cinética enzimática de Michaelis-Menten. O artigo visa identificar o que é necessário para captar e analisar criticamente esses e outros modelos existentes e termina com a apresentação de consequências didáticas para promover a capacidade dos alunos de fazer a análise de modelos, uma componente altamente importante da competência de modelação.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Blomhøj , M. ., & Niss , M. (2021). Descodificar, compreender e avaliar modelos matemáticos existentes: o que é que isso requer?. Quadrante, 30(2), 9–36. https://doi.org/10.48489/quadrante.24129

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Artigos