Práticas de letramento docente e constituição identitária de professoras(es) que ensinam Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.25023

Palavras-chave:

Identidade, práticas de letramento, formação de professores que ensinam Matemática, negociação de significados, afiliação

Resumo

Este artigo tem por objetivo caracterizar a constituição identitária de professoras(es) que ensinam Matemática mediada pela participação em práticas de letramento docente. Para tanto, utilizamos uma abordagem qualitativa e ferramentas analíticas da Teoria Social da Aprendizagem para discutir a perspectiva do letramento como prática social e a constituição de identidades docentes a partir de usos da leitura e da escrita em reuniões de planejamento de aulas e estudos teóricos para o Ensino de Matemática, das quais participaram professoras(es) que ensinam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola pública. O material empírico foi produzido por meio de entrevistas com essas(es) professoras(es) e de observações dessas reuniões. Os resultados indicam que identidades foram constituídas conforme diferentes modos de afiliação, a saber: identidade como alinhamento, identidade como engajamento e identidade como imaginação. A análise sugere que a constituição identitária docente ocorreu na busca por se assumirem insiders em práticas de usos da leitura e da escrita específicas daquele domínio, por meio da negociação de identidades para serem reconhecidos e do engajamento em práticas valorizadas naquele contexto.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Lacerda da Silva, N., & Pereira de Oliveira, A. M. (2022). Práticas de letramento docente e constituição identitária de professoras(es) que ensinam Matemática. Quadrante, 31(1), 54–73. https://doi.org/10.48489/quadrante.25023

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Artigos