Congruência semântica: um fenômeno semiótico e cognitivo a ser levado em conta na aprendizagem matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.25313

Palavras-chave:

congruência semântica, tratamento, conversão

Resumo

A congruência semântica na aprendizagem matemática, desenvolvida por Duval como uma noção que promove as operações semióticas e cognitivas de tratamento e conversão, mostra-se de extrema importância na compreensão dos acertos e erros da produção discente. Mostra-se, também, não menos importante na preparação de atividades didáticas que objetivam a aprendizagem de alguma noção matemática. O presente estudo trabalha com essas duas ideias: compreender o que se passa com a produção dos alunos e contribuir para a preparação de atividades de ensino.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Moretti, M. T., Brandt, C. F. ., & Almouloud, S. A. . (2022). Congruência semântica: um fenômeno semiótico e cognitivo a ser levado em conta na aprendizagem matemática. Quadrante, 31(1), 92–112. https://doi.org/10.48489/quadrante.25313

Edição

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Artigos