Aspectos da prática de uma comunidade de professoras de matemática e o desenvolvimento da agência profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.27028

Palavras-chave:

Comunidade de Prática, formação de professores, identidade profissional, agência profissional

Resumo

O objetivo do presente artigo é analisar aspectos da prática de uma Comunidade de Prática (CoP) de professoras de matemática, em processo de formação continuada, que apoiaram o desenvolvimento de sua agência profissional, diante de experiências de vulnerabilidade. Para tanto, foi realizada uma investigação qualitativa, de cunho interpretativo, do desenvolvimento do empreendimento Estudo dos Conjuntos Numéricos por essa CoP. Os resultados evidenciam que as ações de adaptar uma tarefa matemática, organizar um plano de aula e refletir sobre aulas desenvolvidas na perspectiva do Ensino Exploratório promoveram aspectos da prática dessa comunidade. Esses aspectos foram fomentados e cultivados de maneira conjunta pelas participantes, graças às relações de solidariedade, respeito mútuo, cumplicidade, empatia, reciprocidade, confiança e às interações genuínas que valorizaram as singularidades e a diversidade no processo de aprendizagem. Essas relações e interações fortaleceram a autoconfiança das professoras, o que refletiu em sua identidade profissional, especialmente em suas autoestima e autoimagem, de modo a possibilitar e influenciar o desenvolvimento não só da agência profissional de cada uma, mas de uma agência coletiva e colaborativa.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Oliveira, L. M., & de Costa Trindade Cyrino, M. C. . (2022). Aspectos da prática de uma comunidade de professoras de matemática e o desenvolvimento da agência profissional. Quadrante, 31(1), 7–27. https://doi.org/10.48489/quadrante.27028

Edição

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Artigos