A influência da Didática da Matemática em teses e dissertações brasileiras envolvendo os números fracionários (2010–2023)
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.27761Palavras-chave:
educação matemática, didática francesa, números fracionáriosResumo
A presente pesquisa teve por objetivo compreender de que forma a didática da matemática tem fornecido subsídios teóricos/metodológicos às teses e dissertações brasileiras envolvendo os números fracionários, defendidas entre os anos de 2010 e 2023. Para isso, conduziu-se uma revisão sistemática de pesquisas cujo embasamento teórico se concentra nas dimensões histórica e epistemológica da didática da matemática, com foco nos processos de ensino e aprendizagem dos números fracionários. Assim, por intermédio do protocolo PRISMA, realizou-se um levantamento de teses e dissertações nos repositórios digitais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) para a constituição de uma análise sistemática das pesquisas selecionadas. O levantamento permitiu selecionar um total de 32 produções, sendo 27 dissertações de mestrado e cinco teses de doutorado. O quadro metodológico utilizado foi a análise documental de Bardin (2016) que possibilitou o desdobramento do trabalho em cinco categorias, sendo: Proposição ou Aplicação de Estratégias Didáticas, Investigação de Saberes Discentes, Investigação de Saberes Docentes, Investigação de Práticas Docentes e Investigação em Livros Didáticos. Tais categorias nos permitiram perceber, por meio das análises, que em relação ao estudo de conceitos e de concepções de números fracionários, a didática da matemática tem fornecido subsídios teóricos e metodológicos às teses e dissertações brasileiras, possibilitando aos pesquisadores e pesquisadoras argumentar, planejar, elaborar, aplicar e avaliar sequências de atividades didáticas, revelando que o alcance dessa ciência trouxe vantagens e novas perspectivas investigativas, ajudando-os(as) a examinar e sugerir a (re)construção de praxeologias não só em contexto de ensino e de aprendizagem, mas também em formação de professores e em tarefas de livros didáticos.
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