Conhecimentos associados ao conceito de função manifestados por estudantes dos anos iniciais ao resolverem situações mistas
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.27811Palavras-chave:
educação matemática, função, invariantes operatórios, situações mistas, teoria dos campos conceituaisResumo
Esta pesquisa, fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais, foi desenvolvida com o objetivo de analisar invariantes operatórios associados ao conceito de função, mobilizados por estudantes do 5.º ano do Ensino Fundamental, durante a resolução de situações mistas do tipo proporção simples e transformação de medidas. Para o seu desenvolvimento, foram propostas, a 12 estudantes, situações mistas para resolução individual, por meio do aplicativo Google Meet. As análises mostram que nove teoremas em ação verdadeiros foram manifestados pelos estudantes, sendo a maioria composta pelas propriedades isomórficas da função linear. Dentre os conceitos em ação associados a esses teoremas em ação, destaca-se a mobilização pelos estudantes das ideias-base de função: correspondência, dependência, variável, regularidade e a ideia de proporcionalidade. Por consequência, ressalta-se a importância de o professor estar ciente dos invariantes operatórios associados ao conceito de função, que podem ser manifestados pelos estudantes em situações mistas, para que seja possível potencializar a construção do conceito de função pelos estudantes, ao longo da sua educação escolar.
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