Conhecimentos associados ao conceito de função manifestados por estudantes dos anos iniciais ao resolverem situações mistas

Autores

  • Carla Larissa Broza Rodrigues Universidade Estadual do Oeste do Paraná |Brasil
  • Veridiana Rezende Universidade Estadual do Paraná e Universidade Estadual do Oeste do Paraná | Brasil https://orcid.org/0000-0002-4158-2196

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.27811

Palavras-chave:

educação matemática, função, invariantes operatórios, situações mistas, teoria dos campos conceituais

Resumo

Esta pesquisa, fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais, foi desenvolvida com o objetivo de analisar invariantes operatórios associados ao conceito de função, mobilizados por estu­dan­­tes do 5.º ano do Ensino Fundamental, durante a resolução de situações mistas do tipo proporção simples e transformação de medidas. Para o seu desenvolvimento, foram propostas, a 12 estudantes, si­tuações mistas para resolução individual, por meio do aplicativo Google Meet. As análises mostram que nove teoremas em ação verdadeiros foram manifestados pelos estudantes, sendo a maioria com­pos­ta pelas propriedades isomórficas da função linear. Dentre os conceitos em ação associados a es­ses teoremas em ação, destaca-se a mobilização pelos estudantes das ideias-base de função: corres­pon­­­dência, dependência, variável, regularidade e a ideia de proporcionalidade. Por conse­quên­cia, res­sal­ta-se a importância de o professor estar ciente dos invariantes operatórios associados ao con­ceit­o de função, que podem ser manifestados pelos estudantes em situações mistas, para que seja possível potencializar a construção do conceito de função pelos estudantes, ao longo da sua educação escolar.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Rodrigues, C. L. B., & Rezende, V. . (2023). Conhecimentos associados ao conceito de função manifestados por estudantes dos anos iniciais ao resolverem situações mistas. Quadrante, 32(1), 26–49. https://doi.org/10.48489/quadrante.27811

Edição

Secção

Artigos