O potencial da História da Matemática para o desenvolvimento do processo criativo
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.29968Palavras-chave:
educação matemática, processo criativo, história da matemática, tarefasResumo
Este artigo constitui um ensaio teórico acerca do potencial de tarefas que envolvem a história da matemática para o desenvolvimento do processo criativo pelos alunos. Utilizando o modelo conceptual de Sawyer sobre o processo criativo, e o conceito da criatividade-P de Boden (2004) procurou-se analisar o potencial pedagógico de tarefas que integram a história da matemática para potenciar o processo criativo dos alunos. A história da matemática permite desenvolver uma dimensão cultural e social do conhecimento matemático, para que o aluno se aperceba das ideias subjacentes às teorias e conceitos estudados, potenciando o desenvolvimento da criatividade com tarefas que devem ser desafiantes, envolver matemática relevante, criar oportunidades para aplicar e ampliar conhecimentos, permitir a aplicação de diferentes estratégias, com amplas possibilidades de relações, ideias e resoluções.
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