O potencial da História da Matemática para o desenvolvimento do processo criativo

Autores

  • Alexandra Sofia Rodrigues Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, UIED, Caparica | Portugal https://orcid.org/0000-0001-9022-4849
  • Elmha Moura Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza (ILACVN), Foz do Iguaçu | Brasil https://orcid.org/0000-0001-9345-4236

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.29968

Palavras-chave:

educação matemática, processo criativo, história da matemática, tarefas

Resumo

Este artigo constitui um ensaio teórico acerca do potencial de tarefas que envolvem a história da matemática para o desenvolvimento do processo criativo pelos alunos. Utilizando o mo­delo conceptual de Sawyer sobre o processo criativo, e o conceito da criatividade-P de Boden (2004) procurou-se analisar o potencial pedagógico de tarefas que integram a história da matemática para potenciar o processo criativo dos alunos. A história da matemática permite de­sen­vol­ver uma dimensão cultural e social do conhecimento matemático, para que o aluno se aper­ceba das ideias subjacentes às teorias e conceitos estudados, potenciando o desenvolvimento da criati­vidade com tarefas que devem ser desafiantes, envolver matemática relevante, criar opor­tu­nidades para aplicar e ampliar conhecimentos, permitir a aplicação de diferentes estratégias, com amplas possibilidades de relações, ideias e resoluções.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Rodrigues, A. S., & Moura , E. . (2023). O potencial da História da Matemática para o desenvolvimento do processo criativo. Quadrante, 32(1), 99–119. https://doi.org/10.48489/quadrante.29968

Edição

Secção

Artigos