Componentes da aprendizagem evidenciados nas fases de uma atividade de modelagem matemática
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.30019Palavras-chave:
educação matemática, modelagem matemática, ciclo de modelagem, componentes da aprendizagem, ensino fundamentalResumo
Neste artigo evidenciamos os tipos de aprendizagem matemática proporcionados no desenvolvimento de uma atividade de modelagem por alunos do Ensino Fundamental. O quadro teórico que fundamenta nossa investigação se pauta nos componentes da aprendizagem da matemática que estão presentes nas formas como os alunos lidam com técnicas e procedimentos matemáticos na modelagem matemática, como um meio de estabelecer conexões entre matemática e situações da vida. A pesquisa empírica, com 19 alunos de uma turma do 8.º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada, possibilitou inferir a presença dos componentes da aprendizagem nas fases do ciclo de modelagem matemática, tendo sido observado que alguns deles se mostraram mais centrais em certas fases do que em outras. Essas evidências foram proporcionadas pelos registros escritos dos alunos, transcrições de gravações em áudio e vídeo e mensagens em grupos do aplicativo WhatsApp. A análise dos componentes da aprendizagem permitiu inferir que o processo de modelagem envolveu aprendizagem matemática inequívoca, visto que vários tipos de aprendizagem foram observados ao longo do ciclo.
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