Em direção à construção de uma identidade matemática através da interpretação de papéis reflexiva na resolução de problemas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.32655

Palavras-chave:

interpretação de papéis, identidade matemática, narrativas, papéis cognitivos, resolução de problemas

Resumo

Neste artigo, apresentamos o desenho de uma atividade de interpretação de papéis (role-play) durante a resolução de problemas, que visa promover a construção da identidade matemática dos alunos. Por um lado, há uma interpretação de papéis relacionados com as funções cognitivas identificadas como centrais na identidade matemática. Por outro lado, há uma interpretação de papéis que tem a ver com o envolvimento do grupo: os atores, que resolvem o problema; os espectadores, que observam e tomam notas sobre o modo como os papéis cognitivos são de­sempenha­dos pelos atores. A estrutura de dois níveis, composta por atores e espectadores, implementada num ambiente digital, permite que os espectadores vejam em tempo real a narrativa criada pelos atores e que, simultaneamente, a discutam, tendo como foco um papel cognitivo. Todos os alunos terão de preencher um diário de registos, contendo as suas observações sobre o papel cognitivo observado. Discutimos aqui os resultados obtidos numa experiência piloto, que envolveu alunos de 14 anos, e a identidade matemática que emergiu dos diários de registo dos alunos, analisando os papéis cognitivos que por eles foram vivenciados e percebidos.

Referências

Albano, G., Coppola, C., & Dello Iacono, U. (2021). What does ‘Inside Out’ mean in problem solving?. For the Learning of Mathematics, 41(2), 32–36.

Albano, G., Dello Iacono, U., & Fiorentino, G. (2020). A technological storytelling approach to nurture mathematical argumentation. In H. C. Lane, S. Zvacek, & J. Uhomoibhi (Eds.), Proceedings of the 12th International Conference on Computer Supported Education (CSEDU 2020) (Vol. 1, pp. 420–427). https://doi.org/10.5220/0009416904200427

Bachtin, M. M. (1982). The dialogic imagination: Four essays. University of Texas Press.

Bartolini Bussi, M. G. (1996). Mathematical discussion and perspective drawing in primary school. Educational Studies in Mathematics, 31(1-2), 11–41. https://doi.org/10.1007/BF00143925

Darragh, L. (2016). Identity research in mathematics education. Educational Studies in Mathematics, 93(1), 19–33. https://doi.org/10.1007/s10649-016-9696-5

Davydov, V. V. (1990). Types of generalization in instruction: Logical and psychological problems in the structuring of school curricula. (J. Teller, trans.). The National Council of Teachers of Mathematics.

Engeström, Y. (1999). Expansive visibilization of work: An activity-theoretical perspective. Computer Supported Cooperative Work, 8, 63–93. https://doi.org/10.1023/A:1008648532192

Engeström, Y., & Sannino, A. (2010). Studies of expansive learning: Foundations, findings and future challenges. Educational Research Review, 5(1), 1–24. https://doi.org/10.1016/j.edurev.2009.12.002

Ferrari, P. L. (2004). Mathematical language and advanced mathematics learning. In M. J. Høines, & A. B. Fuglestad (Eds.), Proceedings of the 28th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (Vol. 2, pp. 383–390). PME.

Ferrari, P. L. (2020). Educazione matematica, lingua, linguaggi. UTET Università.

Niss, M. (2003). Mathematical competencies and the learning of mathematics: The Danish KOM project. In A. Gagatsis, & S. Papastavridis (Eds.), 3rd Mediterranean Conference on Mathematical Education (pp. 116–124). Hellenic Mathematical Society.

Pierri, A. (2022). Digital interactive storytelling in mathematics: An engagement structure enriched by the Guru stimuli. In J. Hodgen, E. Geraniou, G. Bolondi, & F. Ferretti. (Eds.), Proceedings of the Twelfth Congress of the European Research Society in Mathematics Education (CERME12). Free University of Bozen-Bolzano and ERME. https://hal.science/hal-03745850

Mariotti, M. A. (2006). Proof and proving in mathematics education. In A. Gutiérrez, & P. Boero (Eds.), Handbook of Research on the Psychology of Mathematics Education: Past, present and future (pp. 173–204). Sense. https://doi.org/10.1163/9789087901127_008

Mellone, M., & Tortora, R. (2015) Ambiguity as a cognitive and didactic resource. In K. Krainer, & N. Vondrová (Eds.), Proceedings of the 9th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, (pp. 1434–1439). Charles University and ERME. https://hal.science/hal-01287686

Porter, B. (2004). Digitales: The art of telling digital stories. Bjpconsulting.

Radovic, D., Black, L., Williams, J., & Salas, C. E. (2018). Towards conceptual coherence in the research on mathematics learner identity: A systematic review of the literature. Educational Studies in Mathematics, 99, 21–42. https://doi.org/10.1007/s10649-018-9819-2

Sfard, A. (1998). On two metaphors of learning and the dangers of choosing just one. Educational Researcher, 27(2), 4–13. https://doi.org/10.2307/1176193

Sfard, A., & Prusak, A. (2005). Telling identities: In search of an analytic tool for investigating learning as a culturally shaped activity. Educational Researcher, 34(4), 14–22. https://doi.org/10.3102/0013189X034004014

Skinner, M. L. (1953). Science and human behavior. Macmillan.

Verschaffel, L., Greer, B., & De Corte, E. (2000). Making sense of word problems. Swets & Zeitlinger.

Vygotsky, L. S. (1986). Thought and language. (A. Kozulin, rev. ed.). The MIT Press.

Wenger, E. (1998). Communities of practice: Learning, meaning and identity. Cambridge University Press.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Albano, G. (2023). Em direção à construção de uma identidade matemática através da interpretação de papéis reflexiva na resolução de problemas. Quadrante, 32(2), 175–194. https://doi.org/10.48489/quadrante.32655

Edição

Secção

Artigos