Educação matemática e afetividade: um estudo exploratório sobre os processos de ensino e aprendizagem no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.32698Palavras-chave:
educação matemática no ensino superior, matemática emocional, afetividade matemática, dimensão afetivaResumo
O percurso realizado durante o Ensino Superior (ES) pode trazer tanto consequências positivas quanto negativas para os estudantes. Aqueles que não conseguem corresponder aos desafios impostos pela Instituição de Ensino Superior, quase sempre devido ao seu desempenho acadêmico, tornam-se vulneráveis a insucessos (baixo desempenho acadêmico, dificuldade de administrar relacionamentos familiares, etc.), que podem culminar na desistência do curso. Tendo em vista que a afetividade está presente em todas as interações sociais, ela se faz presente nas relações vivenciadas durante o ES. O presente artigo tem como objetivo discutir a dimensão afetiva e o seu impacto no aprendizado das disciplinas de matemática em cursos dos Setores de Ciências Exatas e de Tecnologia de uma IES pública da região Sul do Brasil. O estudo foi realizado a partir da aplicação de um questionário online composto por questões abertas e fechadas, elaborado na plataforma Google Forms. Analisando as respostas dos discentes e nos embasando em referenciais teóricos acerca da Afetividade Matemática, fizemos reflexões sobre seu impacto no desempenho acadêmico e aprendizagem desses estudantes. Destacamos que uma maior atenção ao impacto das relações afetivas é de extrema importância, assim como uma constante revisita à prática docente, visando criar um ambiente propício à aprendizagem no ES.
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