O conceito de derivada no Compêndio de Álgebra de José Sebastião e Silva e José da Silva Paulo

Autores

  • Circe Mary Silva da Silva Universidade Federal de Pelotas e Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.32834

Palavras-chave:

cálculo diferencial, história do ensino, livro didático

Resumo

Este artigo tem o objetivo de caracterizar a abordagem do conceito de derivada proposto no Compêndio de Álgebra para o 6º e 7º anos dos Liceus, à época, em Portugal pelos autores José Sebastião e Silva e José da Silva Paulo. Para tal foi realizado um estudo que teve como objetivo analisar o livro didático (em suas edições de 1956 a 1974), o caderno escolar de Mária Almeida – consi­derados como elementos estruturantes da cultura escolar – com base na teoria dos três mundos de David Tall. A metodologia qualitativa seguiu os seguintes passos: busca das fontes (livros e cadernos escolares), organização das fontes, seleção das unidades significantes e interpretação dos dados. Concluí que não houve alterações da abordagem do conceito de derivada de 1956 a 1974 e que esta pode ser entendida como corpórea, mesclada com simbólica-formal, na linguagem de Tall.

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Publicado

2024-07-31

Como Citar

Silva, C. M. S. da. (2024). O conceito de derivada no Compêndio de Álgebra de José Sebastião e Silva e José da Silva Paulo. Quadrante, 33(1), 97–111. https://doi.org/10.48489/quadrante.32834

Edição

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Artigos