A Educação Financeira no Brasil e em Portugal: Percursos e reflexões sobre as propostas voltadas à Educação Básica e Secundária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.35191

Palavras-chave:

educação matemática, educação financeira escolar, estratégias nacionais de educação financeira, educação básica e secundária, educação financeira numa perspectiva crítica

Resumo

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) iniciou estudos sobre a Educação Financeira nos anos 2000, os quais culminaram em um entendimento inicial dessa temática em 2005, e em desafios para a implementação de ações em países membros e não-membros. Assim, países como Brasil e Portugal, elaboraram suas estratégias e atualmente têm incluído a Educação Financeira em seus currículos escolares. Neste contexto, objetivamos estabelecer uma análise sobre possíveis convergências e divergências acerca do percurso de inserção da Educação Financeira no Brasil e em Portugal, dando ênfase às atuais propostas de sua discussão na Educação Básica e Secundária nesses países. Adotamos uma perspectiva crítica de Educação Financeira no contexto da Educação Matemática, incluindo preocupações que não se limitam ao âmbito econômico, mas alcançam outras dimensões conectadas à temática, em especial, a social e a ambiental. Em termos metodológicos, realizamos um estudo bibliográfico, com análise do tipo documental e abordagem qualitativa. Podemos observar convergências do percurso da Educação Financeira nos dois países, como do início das proposições da Educação Financeira pautadas nas ideias da OCDE e em ações promovidas por bancos. Sobre o currículo escolar, tanto no Brasil, como em Portugal, a temática está maioritariamente associada à Matemática.

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Publicado

2024-07-31

Como Citar

Hartmann, A. L., Baroni, A. K. ., Domingos, A. ., & Maltempi, M. . (2024). A Educação Financeira no Brasil e em Portugal: Percursos e reflexões sobre as propostas voltadas à Educação Básica e Secundária. Quadrante, 33(1), 112–132. https://doi.org/10.48489/quadrante.35191

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