A aprendizagem profissional sobre pensamento algébrico nos anos iniciais em uma comunidade de prática
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.35230Palavras-chave:
formação continuada de professores, comunidade de prática, desenvolvimento profissional docente, pensamento algébrico nos anos iniciaisResumo
Este artigo visa refletir sobre os contributos de um processo de formação continuada, em contexto de comunidade de prática (CoP), para a construção do conhecimento profissional de professores sobre o pensamento algébrico nas crianças de 6 a 10 anos de idade. A CoP foi formada pela professora-formadora e 21 professores de uma rede municipal de ensino, no Mato Grosso/Brasil. A formação ocorreu em 2021, de forma híbrida, com encontros online e presenciais. Os dados produzidos foram selecionados e discutidos à luz da análise textual discursiva, considerando os processos de negociação de significados ocorridos na CoP, que propiciaram aprendizagens profissionais dos membros. Os resultados revelam que uma CoP constituída pelo interesse comum dos professores e cuja prática se dá na e para a prática docente, potencializa o engajamento mútuo e a participação, bem como a adesão a negociações de significados, suscitando a aprendizagem de conhecimentos profissionais e a (re)significação da própria prática.
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