As possíveis relações entre o desenvolvimento do pensamento computacional e a formação de ações mentais de estudantes em aulas de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.36198

Palavras-chave:

base orientadora da ação, geometria, Galperin, Vygotski, perspectiva histórico-cultural, educação matemática

Resumo

Apresentamos e discutimos como o desenvolvimento do pensamento computacional de estudantes pode fomentar a formação de suas ações mentais e dos conceitos matemáticos. Trazemos dados de uma investigação realizada com estudantes brasileiros, com idades entre 15 e 16 anos, que participaram de encontros síncronos por meio da plataforma Google Meet. Com o uso dos softwares Scratch e GeoGebra, eles realizaram tarefas elaboradas sob a ótica da Teoria da Formação Planejada por Etapas das Ações Mentais e dos Conceitos, que pondera que as especificidades do desenvolvimento mental humano estão relacionadas às perspectivas evolutivas e históricas, mediadas por ferramentas culturais. Na perspectiva que adotamos na pesquisa, o uso de palavras – vinculadas aos conceitos computacionais – é importante para se constituírem em signos que irão guiar e controlar suas práticas computacionais, no processo de resolução de tarefas quaisquer, e desenvolver o pensamento computacional, em uma perspectiva cultural. A contribuição desse desenvolvimento está na compreensão de que seus pilares são meios que possibilitam a formação planejada da ação do estudante no plano mental, a partir da realização de uma atividade orientada que considera as experiências da realidade objetiva do estudante, incluindo o uso de signos e instrumentos decorrentes da cultura da Ciência da Computação.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Silva, E., & Javaroni, S. (2024). As possíveis relações entre o desenvolvimento do pensamento computacional e a formação de ações mentais de estudantes em aulas de matemática. Quadrante, 33(2), 82–109. https://doi.org/10.48489/quadrante.36198

Edição

Secção

Artigos